Assembléia de Deus Missão Brasil: AS DOUTRINAS BÍBLICAS Parte I

terça-feira, 12 de dezembro de 2017

AS DOUTRINAS BÍBLICAS Parte I

INTRODUÇÃO AO ESTUDO DA DOUTRINA CRISTÃ
                                                                                                  
O cristianismo é a maior religião do mundo, com cerca de 2,1 bilhão de seguidores em todo o mundo. Tendo sua doutrina baseada nos ensinamentos de Jesus Cristo e na Palavra de Deus, que viveu na Terra Santa há 2.000 anos. Cristianismo, a maior religião do mundo, centrada em Deus e Jesus Cristo. A palavra Cristo significa Ungido. Cristo não é o sobrenome de YESHUA. Jesus o Cristo é o Ungido de Deus Pai, que veio a este mundo, cumpriu as leis e profecias do Antigo Testamento, morreu na cruz e ressuscitou dos mortos fisicamente. Realizou muitos milagres que foram registrados nos Evangelhos por testemunhas oculares, feitos que estudaremos no decorrer desse estudo que repartimos em varias partes por ser extenso demais. Jesus Cristo é Divino em natureza, bem como humano. Assim, Ele tem duas naturezas e é digno de adoração, oração e estudo de seus ensinos ou doutrinas. 

O termo doutrina
Partindo do básico, de sua definição em si, podemos dizer que doutrina é o conjunto de ensinamentos. Devemos entender que o ensinamento cristão deve ser baseada nos ensinamentos bíblicos, sobretudo os de Jesus Cristo, o messias judeu, segundo nossa fé.
Doutrina é definida como um conjunto de princípios que servem de base a um sistema, que pode ser literário, filosófico, político e religioso.
Doutrina está sempre relacionado à disciplina, a qualquer coisa que seja objeto de ensino, e pode ser propagada de várias maneiras, através de pregações, opinião de pessoas conhecidas, estudos teológicos, ensinamentos bíblicos, textos de obras, e até mesmo através da escola bíblica que é uma forma de doutrinar na Igreja.

Origem do termo doutrina
Doutrina no grego διδασκαλια; didaskalia que é um Substantivo feminino. Significa o ato de ensinar: ensino. Aquilo que é ensinado: doutrina, instrução. O termo διδασκαλια; didaskalia aparece 21 vezes no Novo Testamento.
No latim encontramos o termo DOCTRINA, ensinamento ou conjunto de ensinamentos, de DOCTOR, aquele que ensina, de DOCERE, ensinar.
No Antigo Testamento, nos livros de Deuteronômio 32:2 e Provérbios 4:2 e 9:9, o termo “leqach” é usado pelos autores e tem como principais significados ensino e ensinamento. Já em Isaías 42:4 o termo towarh, ou torá, para designar uma lei, instrução ou orientação divina. Já no novo testamento, o termo didache é utilizado em Marcos 1:22, Lucas 4:32, Atos 2:42 e Romanos 6:17e significa ensino, ou doutrina mais diretamente.
O messias, Jesus, foi encarregado de ensinar a verdade sobre o caminho da salvação, bem como fizeram os apóstolos, anos após sua morte.
Em Hebreus 6:1 o termo logos também foi escrito com um conceito de doutrina por palavra. O termo logos foi apresentado pelo pensador grego Heráclito para indicar a razão divina, o plano divino para a humanidade.

A Doutrina cristã
As dúvidas frequentes dos líderes de uma igreja são sobre a doutrina cristã a ser seguida, a ser pregada aos seus fiéis. Pastores, bispos, apóstolos, reverendos ou qualquer outro líder de uma igreja evangélica precisa ter bem claro qual a doutrina da igreja. Isso não se faz da noite para o dia e, acredito, é um trabalho que não tem um limite de tempo para abordado, pois muitos assuntos, muitos temas precisam ser estudados de forma sistemática.
Para que um ministério possa dizer-se cristão deve seguir os princípios básicos ensinados por Jesus Cristo. Em algumas passagens bíblicas podemos encontrar as principais características da doutrina cristã.
Em 1 Timóteo 4:6 podemos ler que o ministro deve ser criado na fé e na doutrina. Aliás, o quarto capítulo de Timóteo é um ótimo trecho para quem deseja fugir das falsas doutrinas.
Em João 7 podemos ler mais dois pontos importantes da doutrina ensinada por Jesus. Nos versículos 16 e 17 está escrito que a doutrina de Cristo tem poder para expulsar os espíritos malignos, uma vez que é vinda de Deus; e que pode ser provada como verdadeira.
Ao ler Atos 2:42 podemos entender que o cristão deve perseverar na doutrina ensinada pelos apóstolos, referindo-se, principalmente, à comunhão dos irmãos e o amor fraternal.
Na religião, doutrina é um conjunto de crenças que definem um uma religião ou filosofia. A doutrina cristã é fundamentada na Bíblia.
A doutrina cristã deve ser seguida sem medo ou por obrigação, mas de coração e boa vontade. O julgo de Jesus é leve. Em Romanos 6 podemos ler um trecho interessante, entre os versículos 14 e 18, que fala da importância de seguirmos a doutrina cristã de coração.
A doutrina cristã ensina que é o Deus criador, revelado a Abraão, a Moisés e aos profetas judeus, envia à Terra seu filho como Messias (Cristo, em grego), o salvador. Jesus é sacrificado em lugar dos homens, que perderam a graça de Deus e se distanciaram dele no início da criação do mundo. Após ter sido morto, ele ressuscita e oferece a dádiva da salvação e da vida eterna após a morte, a seu lado, no Céu, aos que se reaproximam de Deus, acreditam nele e seguem seus preceitos. Sua principal mensagem é da primazia do amor a Deus e aos demais seres humanos sobre todas as coisas e postulados. Para os cristãos, Deus é uma trindade, formada também por seu filho, Jesus Cristo, e pelo Espírito Santo.

A natureza da doutrina
 A doutrina cristã (a palavra "doutrina" significa "ensino" ou "instrução") pode definir-se assim: as verdades fundamentais da Bíblia dispostas em forma sistemática. Este estudo chamase comumente: "teologia", ou seja, "um tratado ou um discurso racional acerca de Deus". (Os dois termos serão usados alternadamente nesta seção.) A teologia ou a doutrina assim se descreve: a ciência que trata do nosso conhecimento de Deus e das suas relações para com o homem. Trata de tudo quanto se relaciona com Deus e com os propósitos divinos.
Por que descrevemos a teologia ou a doutrina como sendo uma "ciência"? A ciência é a disposição sistemática e lógica de fatos comprovados. A teologia é chamada ciência porque consiste em fatos relacionados com Deus e com as coisas de ordem divina, apresentadas de uma maneira lógica e ordenada. Qual é a conexão entre a teologia e a religião? Religião vem da palavra latina "ligare" que significa "ligar"; religião representa as atividades que "ligam" o homem a Deus numa determinada relação. A teologia é o conhecimento acerca de Deus. Assim a religião é a prática, enquanto a teologia é o conhecimento. A religião e a teologia devem coexistir na verdadeira experiência cristã; porém, na prática, às vezes, se acham distanciadas, de tal maneira que é possível ser teólogo sem ser verdadeiramente religioso, e por outro lado a pessoa pode ser verdadeiramente religiosa sem possuir um conhecimento sistemático doutrinário.
Se conheces estas coisas, feliz serás se as observas, é a mensagem de Deus ao teólogo. Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade. (2Tim. 2:15), é a mensagem de Deus ao homem espiritual.
Qual é a diferença entre doutrina e dogma? Doutrina é a revelação da verdade como se encontra nas Escrituras; dogma é a declaração do homem acerca da verdade quando apresentada em um credo.
Esperamos confiadamente que a teologia ou doutrina encontre o lugar que merece no pensamento e na educação religiosa de todo ser.
Para um ser imortal, a verdade acerca de Deus, do destino humano e do caminho para a vida eterna, nunca pode ser de pouca importância.
Todos os homens que raciocinam devem tomar em consideração essas coisas. São perguntas tão antigas quanto a própria raça humana e só podem ser esquecidas quando a raça houver submergido na idiotice ou houver perdido a imagem de Deus.
Assim como o homem pensa no seu oração, assim ele é. Toda a existência do homem gira em torno do que pensa, especialmente do que pensa acerca de Deus.

O valor da doutrina
1. O conhecimento (doutrinário) supre a necessidade de haver uma declaração autoritária e sistemática sobre a verdade.
Há uma tendência em certos meios de não somente procurar diminuir o valor de ensinos doutrinários como também de dispensá-los completamente como sendo desnecessários e inúteis. Porém, enquanto os homens cogitam sobre os problemas da sua existência, sentirão a necessidade de uma opinião final e sistemática sobre esses problemas. A doutrina sempre será necessária enquanto os homens perguntarem: "De onde vim? quem sou eu? e para onde vou?"
Muitas vezes se ouve esta expressão: "não importa o que a pessoa crê uma vez que faça o bem." Essa opinião dispensa a doutrina por julgá-la de nenhuma importância em relação à vida. Mas todas as pessoas têm uma teologia, queiram ou não reconhecê-lo; os atos do homem são fruto de sua crença. Por exemplo, quão grande diferença haveria no comportamento da tripulação um navio que estivesse ciente de que viajava em direção a um destino determinado, e o comportamento da tripulação dum navio que navegasse à mercê das ondas e sem rumo certo. A vida humana é uma viagem do "tempo" para a eternidade, e é de grande importância a pessoa saber que essa viagem não tem significado ou rumo certo, ou que é uma viagem planejada pelo seu Criador e dirigida por ele para um destino celestial.
2. O conhecimento doutrinário é essencial para o pleno desenvolvimento do caráter cristão.
As crenças firmes produzem caráter firme; crenças bem definidas produzem também convicções bem definidas. Naturalmente, a crença doutrinária da pessoa não é sua religião, assim como a espinha dorsal do seu organismo não é a sua personalidade. Mas assim como uma boa espinha dorsal é parte essencial do corpo, assim um sistema definido de crença é uma parte essencial da religião.
Alguém disse: "O homem não precisa expor a sua espinha dorsal, no entanto deve possuí-la para estar bem aprumado. Da mesma forma, o cristão precisa de uma definição doutrinária para não ser um cristão volúvel e até corcundo!" Certo pregador francês unitáriano fez a seguinte declaração: "A pureza de coração e de vida importa mais do que a opinião correta." A essa declaração outro pregador francês respondeu: "A cura também é mais importante que o remédio; mas sem o remédio não haveria cura!" Sem dúvida é mais importante viver a vida cristã do que apenas conhecer as doutrinas cristãs; porém não pode haver experiência cristã enquanto não houver conhecimentos das doutrinas cristãs.
3. O conhecimento doutrinário é um baluarte contra o erro. (Mat.22:29; Gál. 1:6-9; 2 Tim. 4:2- 4.)
Diz-se com razão, que as estrelas surgiram antes da astronomia, e que as flores existiram antes da botânica, e que a vida existia antes da biologia, e que Deus existia antes da teologia. Isto é verdade. Mas os homens em sua ignorância conceberam idéias supersticiosas acerca das estrelas, e o resultado foi a pseudociência da astrologia. Os homens conceberam falsas idéias acerca das plantas, atribuindo-lhes virtudes que não possuíam, e o resultado foi a feitiçaria. O homem na sua cegueira formou conceitos errôneos acerca de Deus e o resultado foi o paganismo com suas superstições e corrupção.
Porém surgiu a astronomia com seus princípios verdadeiros acerca dos corpos celestes e dessa maneira expôs os erros da astrologia. Surgiu a botânica com a verdade sobre a vida vegetal e dessa maneira foram banidos os erros da feitiçaria. Da mesma maneira, as doutrinas bíblicas expurgam as falsas idéias acerca de Deus e de seus caminhos.
"Que ninguém creia que erro doutrinário seja um mal de pouca importância", declarou D. C. Hodge, teólogo de renome. "Nenhum caminho para a perdição jamais se encheu de tanta gente como o da falsa doutrina. O erro é uma capa da consciência, e uma venda para os olhos."
4. O conhecimento doutrinário é uma parte necessária do equipamento de quem ensina a Palavra de Deus.
Quando uma remessa de mercadorias chega a uma casa comercial, essas mercadorias são desempacotadas, devidamente registradas, e colocadas em seus devidos lugares nas prateleiras para serem vendidas. Essa ilustração mostra que deve haver certa ordem. Da mesma maneira, um dos propósitos do estudo sistemático é pôr as doutrinas em ordem. A Bíblia obedece a um tema central. Mas existem muitas verdades relacionadas com o tema principal que se encontram nos diversos livros da Bíblia. Assim sucede que, para adquirir um conhecimento satisfatório das doutrinas, e para poder entregá-lo a outrem, devem-se combinar as referências relacionadas ao assunto e organizá-las em tópicos e subtópicos.

A classificação da doutrina
A teologia inclui muitos departamentos:
1. A teologia exegética (exegética vem da palavra grega que significa "sacar"ou "extrair" a verdade) procura descobrir o verdadeiro significado das Escrituras. Um conhecimento das línguas originais nas quais foram escritas as Escrituras pertence a este departamento da teologia.
2. A teologia histórica traça a história do desenvolvimento da interpretação doutrinária, e envolve o estudo da história da igreja.
3. A teologia dogmática é o estudo das verdades fundamentais da fé como se nos apresentam nos credos da igreja.
4. A teologia bíblica traça o progresso da verdade através dos diversos livros da Bíblia, e descreve a maneira de cada escritor apresentar as doutrinas importantes. Por exemplo: segundo este método ao estudar a doutrina da expiação estudar-se-ia a maneira como determinado assunto foi tratado nas diversas seções da Bíblia; no livro de Atos, nas Epístolas, e no Apocalipse. E verificar-se-ia o que Cristo, Paulo, Pedro ou João disseram acerca do assunto. Enfim, descobrir o que cada livro ou seção das Escrituras ensinou concernente às doutrinas de Deus, de Cristo, da expiação, da salvação entre outras.
5. A teologia sistemática. Neste ramo de estudo os ensinos bíblicos concernentes a Deus e ao homem são agrupados em tópicos, de acordo com um sistema definido; por exemplo, as Escrituras relacionadas à natureza e à obra de Cristo são classificadas sob o título: Doutrina de Cristo.
A matéria contida no presente estudo é uma combinação de teologia bíblica e sistemática. É bíblica no sentido de que as verdades são extraídas das Escrituras e o estudo acompanha as perguntas: Que dizem as Escrituras (exposição) e que significam as Escrituras (interpretação)? É sistemática no sentido de que a matéria está agrupada segundo uma ordem definida.

O sistema de doutrina
Qual é a ordem a que vai obedecer o agrupamento desses tópicos? Não se pode fazer uma regra rígida. Há muitos modos de fazer esses agrupamentos, cada qual possuindo o seu valor peculiar. Procuraremos seguir a ordem baseada sobre as relações de Deus com o homem, nas quais Deus visa a redenção da humanidade.
1. A doutrina das Escrituras.
De que fonte extrairemos a verdade inerente acerca de Deus? A natureza, na verdade, revela a existência, o poder e sabedoria de Deus. Mas não expõe o caminho do perdão, e nenhum meio provê de escapar ao pecado e suas conseqüências.Ela não supre incentivo algum para a santidade e nenhuma revelação fornece acerca do futuro. Deixando de lado o primeiro livro de Deus — a natureza — vamos ao outro livro de Deus — a Bíblia — na qual encontramos a revelação perfeita de Deus concernente a esses assuntos. Qual a razão de se aceitarem as opiniões bíblicas como sendo a pura verdade? A resposta a tal pergunta leva-nos ao estudo da natureza das Escrituras, a sua inspiração, precisão e confiança.
2. A doutrina de Deus.
Procuramos verificar o que as Escrituras ensinam acerca do maior de todos os fatos — o fato de Deus, sua natureza e existência.
3. A doutrina dos anjos.
Do Criador naturalmente passamos ao estudo de suas criaturas, e, portanto, vamos considerar as mais elevadas de suas criaturas: os anjos. Este tópico também inclui os anjos maus, Satanás e os demônios.
4. A doutrina do homem.
Não nos demoraremos muito tempo no tema dos espíritos maus e bons, mas passaremos a considerar a opinião bíblica acerca do homem, porque todas as verdades bíblicas se agrupam ao redor de dois pontos focais; Deus e o homem. Em segundo lugar em importância, apos o estudo de Deus, está o estudo acerca do homem.
5. A doutrina do pecado.
O fato mais trágico em conexão com o homem é o pecado e suas consequências. As Escrituras nos falam de sua origem, natureza, consequências e remédio.
6. A doutrina de Cristo.
Segue-se, depois do pecado do homem, o estudo da pessoa e da obra de Cristo, o Salvador do homem.
7. A doutrina da expiação.
Sob este título consideramos os fatos que esclarecem o significado da obra de Cristo a favor do homem.
8. A doutrina da salvação.
Como se aplica a expiação às necessidades do homem e como se faz real em sua experiência? Os fatos que nos dão essa resposta agrupam-se sob a doutrina da salvação.
9. A doutrina do Espírito Santo.
Como se faz real no homem a obra de Cristo? Isto é assunto tratado na doutrina da natureza e da obra do Espírito Santo.
10. A doutrina da igreja.
Os discípulos de Cristo obviamente necessitam de alguma organização para se realizarem os propósitos de adoração, instrução, comunhão e propagação do Evangelho. O Novo Testamento nos fala acerca da natureza e da obra dessa organização.
11. A doutrina das últimas coisas.
É natural dirigirmos o nosso olhar para o futuro e pensar: "Qual será o resultado final de todas as coisas — a vida, a história, o mundo?" — Tudo o que se relaciona com o futuro então se agrupa sob o título: "As últimas coisas".

Continua...



SHALOM ADONAY

JOSÉ ALFINYAHU
Professor, Th.M em bíblia e Th.D em Teologia Sistematica.

Declaração de Direitos Autorais
O conteúdo em nosso site é produzido por Escola Teológica para Profetas, e pertence por direito ao autor, publicador e/ETP.org. Se você gostou desse artigo, encorajamos você a distribuí-lo, desde que concorde com a política de copyright de ETP.org. e inclua essa nota.



CURTA NOSSA PAGINA NO FACEBOOK:
  





CURSO FORMAÇÃO TEOLÓGICA

Você pode ajudar 
adquirindo nossos cursos

Adquirindo nos cursos você já contribui para continuação desse trabalho de divulgação da palavra de Deus e manutenção de nossos projetos sociais que visa reintegrar na sociedade aqueles que estão excluídos pela extrema pobreza.  

       Nossos Cursos foram desenvolvidos através do Moderno Método de Ensino Open University, Utilizado nas mais conceituadas universidades internacionais, onde os alunos estudam as matérias conforme sua necessidade, prioridade e disponibilidade.

             O Curso é GRÁTIS, sem mensalidades, você paga apenas uma TAXA de manutenção é pode parcelar no cartão de 10 vezes sem juros. Assim, que recebemos a notificação do seu pagamento enviaremos o curso completo, junto com a ficha de inscrição. O material chega pra você de imediato no seu Email. O acompanhamento será pela internet, tiraremos todas suas dúvidas.






DOAÇÃO VIA INTERNET

Caso queira fazer doação de qualquer valor para nos ajudar, via internet, utilizando cartões de crédito, débito o boleto bancário, clique no botão de “doação” abaixo. Utilizamos os serviços do PagSeguro Uol. É rápido e seguro.
AO DOAR GANHE UM BRINDE


         OBRIGADO por Ajudar nosso TRABALHO Social. SUA DOAÇÃO ajudará MUITAS PESSOAS SEREM Alcançadas e SOCORRIDAS. Ao DOAR qualquer valor VOCÊ GANHA TOTALMENTE GRÁTIS à ENCICLOPÉDIA DE BÍBLIA, TEOLOGIA E FILOSOFIA: 
6 VOLUMES de Russell Norman Champlin. Em mídia digital
Que enviaremos para seu E-mail assim que com firmamos sua doação.



PARTICIPE e GANHE!

PARA CONTRIBUIR COM QUALQUER VALOR CLIQUE EM DOAR 
AQUI EM BAIXO





OBRIGADO PELA SUA DOAÇÃO. 

 QUE O ETERNO TE ABENÇOE.

 SHALOM ADONAY



Um comentário: