Assembléia de Deus Missão Brasil: O ÍMPIO DENTRO DA IGREJA É DA VONTADE DE DEUS?

sábado, 17 de outubro de 2015

O ÍMPIO DENTRO DA IGREJA É DA VONTADE DE DEUS?

O JUSTO E O ÍMPIO NA IGREJA

Propôs-lhes outra parábola, dizendo: O reino dos céus é semelhante ao homem que semeia a boa semente no seu campo; Mas, dormindo os homens, veio o seu inimigo, e semeou joio no meio do trigo, e retirou-se.  E, quando a erva cresceu e frutificou, apareceu também o joio.  E os servos do pai de família, indo ter com ele, disseram-lhe: Senhor, não semeaste tu, no teu campo, boa semente? Por que tem, então, joio?  E ele lhes disse: Um inimigo é quem fez isso. E os servos lhe disseram: Queres pois que vamos arrancá-lo?  Ele, porém, lhes disse: Não; para que, ao colher o joio, não arranqueis também o trigo com ele.  Deixai crescer ambos juntos até à ceifa; e, por ocasião da ceifa, direi aos ceifeiros: Colhei primeiro o joio, e atai-o em molhos para o queimar; mas, o trigo, ajuntai-o no meu celeiro.
O texto para a mensagem de hoje, está no Evangelho segundo São Mateus 13:24-30 que acabamos de ler.
Assim como o joio no meio do trigo, os ímpios congregam junto com os justos. Como saber a diferença entre justos e ímpios; entre os que servem a Deus e os que não servem? O devemos fazer para cabar com isso?
Nosso Mestre nos fala sobre as diferenças na igreja e isso para todos os tempos. Como lemos nos versos a seguir:
Então, tendo despedido a multidão, foi Jesus para casa. E chegaram ao pé dele os seus discípulos, dizendo: Explica-nos a parábola do joio no campo. E ele, respondendo, disse-lhes: o que semeia a boa semente é o filho do homem;
O campo é o mundo; e a boa semente são os filhos do reino; e o joio são os filhos do maligno;
O inimigo, que o semeou, é o diabo; e a ceifa é o fim do mundo; e os ceifeiros são os anjos.
Assim como o joio é colhido e queimado no fogo, assim será na consumação deste mundo
Mandará o filho do homem os seus anjos, e eles colherão do seu reino tudo o que causa escândalo, e os que cometem iniquidade.
E lançá-los-ão na fornalha de fogo; ali haverá pranto e ranger de dentes.
Então os justos resplandecerão como o sol, no reino de seu Pai. Quem tem ouvidos para ouvir, ouça. Mt 13: 36 a 43)
Por muito tempo julgamos aqueles que não comungam da mesma fé que a nossa ou não frequentam nenhuma igreja chamando-os de ímpios. Sim, há os ímpios que não conhecem a Deus e a Bíblia os trata assim. Sl 10:1-4. Porém, a pior classe de ímpios se encontra infiltrados no arraial dos santos, pois estes oram, cantam, conhecem e pregam a palavra, mas não põe em prática aquilo que ensinam. São ímpios porque conhecem a vontade de Deus, mas não se submetem a ela e principalmente na pratica da justiça. Esses ímpios também são conhecidos como injustos ou aqueles que praticam a iniquidade e que se ficará de fora do reino de Deus se não mudarem de atitude. 
Entretanto, como diz o texto sagrado em Mateus 13: Senhor, não semeaste tu, no teu campo, boa semente? Por que tem, então, joio? Para um melhor entendimento o que os discípulos estão dizendo é: COMO PODER TER IMPIOS NO MEIO DA TUA IGREJA, NÃO DEVERIA TODOS SEREM SANTOS? Notamos aqui a chamada descriminação evangélica. ELES dizem: E os servos lhe disseram: Queres pois que vamos arrancá-lo?  Melhor dizendo, MEU SENHOR, SE TU NOS PERMITIRES NÓS VAMOS EXPULSA-LOS DO MEIO DE TUA IGREJA. Vamos extirpa-los! PORQUE ISSO É UM ABSURDO!  OS SANTOS NÃO PODEM CONVIVER COM IMPIOS PRINCIPALMENTE NA IGREJA QUE É LUGAR PARA PESSOAS SANTAS!
Nosso Mestre percebe o preconceito e diz: Não; para que, ao colher o joio, não arranqueis também o trigo com ele.  Deixai crescer ambos juntos até à ceifa; POSSO ATÉ IMAGINAR NOSSO Senhor dizendo calma! Vamos dar um tempo para quem saber eles possam ser alcançados pela fé. VAMOS DEIXA-LOS ATE O ULTIMO DIA DE MINHA VOLTA. Agora surge uma questão aqui, por que Jesus pediu até a ceifa? Seria só porque o trigo sofreria, ou teria algo a mais na intenção do Mestre que conhece todas as coisas?
Vamos entender melhor, na explicação de Jesus sobre o assunto em questão: a boa semente são os filhos do reino; e o joio são os filhos do maligno;
ENTÃO PODEMOS VER QUE as pessoas e não DOUTRINAS são a boa semente, o chamado trigo. O joio são os filhos do diabo e não DOUTRINAS. Significa que a tese que diz ser o trigo ENSINO É TOLA. TEMOS QUE TER EM MENTE QUE SÃO PESSOAS. E não “técnicas mundanas” de evangelismo. Então Jesus levantou a igreja e veio o diabo e colocou pessoas malignas dentro com intensão de atrapalhar a obra de Deus na terra. É isso?! Lembre-se de que Jesus falou: Edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela.  Mt 16:18.
FICOU TODO EMBARALHADO AGORA? Mas, pense um pouco se a boa semente são pessoas salvas em Cristo, logo esse joio seria a família do justo que não foi ainda alcançada e transformada pelo evangelho de Cristo. No meu entender eles estão na igreja para agradar o homem. E O QUE DEVEMOS FAZER COM ELES, EXPULSA-LOS DA IGREJA? Descrimina-los, taxa-los de ímpios, pecadores, hipócritas resolveria o problema? Culpar métodos de evangelismo resolver o problema? Sim porque, dizem que a culpa é de pregadores e de igrejas que formam crentes meia boca sem a verdadeira transformação. Não devemos esquecer que a obra da conversão do homem a Deus é do Espírito Santo, como está escrito: E, quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, e da justiça e do juízo. Jo 16:8. O homem pode até querer ajudar, mas, só Deus pode transforma o ímpio em uma novo criatura. Nós só podemos pregar e anunciar o evangelho usando de todos meios para isso, mas, converter o ímpio é obra do Espírito Santo de Deus.
Esquecem ou talvez não saibam que Paulo faria e usaria todos os meios para alcançar os perdidos como ele mesmo escreveu: Porque, sendo livre para com todos, fiz-me servo de todos para ganhar ainda mais.  E fiz-me como judeu para os judeus, para ganhar os judeus; para os que estão debaixo da lei, como se estivesse debaixo da lei, para ganhar os que estão debaixo da lei.  Para os que estão sem lei, como se estivesse sem lei (não estando sem lei para com Deus, mas debaixo da lei de Cristo), para ganhar os que estão sem lei.  Fiz-me como fraco para os fracos, para ganhar os fracos. Fiz-me de TUDO para todos, para POR TODOS OS MEIOS chegar a salvar alguns. 1Co 9:19.
Algum tempo atrás eu vi um pregador com aparente autoridade e eloquência dizendo: É impressionante como a partir do século XIX e, mais efetivamente agora, no século XXI seres humanos que se denominam  cristãos tomaram para si a eficácia do crescimento do reino de Deus.
Não estou me referindo à intensidade da semeadura do evangelho de Jesus Cristo, até mesmo porque esse serviço diminuiu e está prestes a desaparecer, apesar de ser propalado aos quatro ventos que nunca se evangelizou tanto. A semeadura do evangelho da salvação da alma, não da transformação do mundo, é realmente tarefa atribuída a homens e mulheres e, se fosse realmente intensa, o reino de Deus já teria se estendido por toda a terra e Cristo já teria voltado.
Estou me referindo a métodos e atividades de crescimento. Métodos copiados de estratégias de vendas, métodos que utilizam incentivos psicológicos, métodos que visam transformações sociais, métodos que, no final das contas, apontam para um suposto crescimento de igrejas que, mesmo tão afastadas do evangelho primitivo e verdadeiro, são apontadas como parte integrante e representativa do reino de Deus no mundo. Retomando o raciocínio, no final das contas buscam um crescimento financeiro, um crescimento na arrecadação monetária.
Seminários já têm cursos médios, superiores e de pós graduação de crescimento de igrejas. Cursos que nada mais são o ensino e treinamento de técnicas de marketing, ou seja, técnicas de venda.
Creio que tudo isto está acontecendo porque o materialismo travestido de espiritualismo foi introduzido no cristianismo e, acima de tudo, busca-se a materialidade através da espiritualidade. Uma espiritualidade baseada nas filosofias humanas e que abandonou de vez os ensinamentos do Senhor Jesus Cristo.
Não discordo no total desse pregador, porém, culpar as estratégias que são usadas como o ponto culminante para a invasão de JOIO na igreja é um pouco exagerado para não dizer infantil.
Primeiro temos que entender o que é de fato o ímpio para depois culpar esse ou aquele. Pela existência de JOIO NO MEIO DA IGREJA.
No sentido etimológico, ímpio é aquele que não pratica a piedade; é injusto; é desumano; é iníquo. A diferença entre o justo e o ímpio; entre o que serve a Deus e o que não serve É GRITANTE.
A grande resposta a essa questão é que, NÃO SE PODE FALAR DE ímpios sem citar o primeiro salmo que começa com o aconselhamento: Bem aventurado o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios. Quem seriam esses ímpios? Pecadores de fora dos círculos religiosos como beberrões, homossexuais, assassinos, ladrões? Não! Esses ímpios de que trata o salmista são aqueles que estão em nosso meio, mas que não vivem uma vida de piedade e temor ao Senhor. São crentes que andam com a bíblia debaixo do braço, pregam e até se colocam como conselheiros de outros, mas que não vivem ou não praticam o que o santo livro ensina. Paulo escrevendo a Timóteo, fala que a atuação destes ímpios nos últimos dias resultaria em tempos trabalhosos para a igreja e nos aconselha a nos afastarmos destes, pois eles: Tendo aparência de piedade, mas negando a eficácia dela. Destes afasta-te. 2Tm3:5. ESSES ÍMPIOS são o joio no meio da igreja.
Para dizer a verdade a existência de ímpios no meio do povo de Deus é tão antiga como a existência do povo santo.
Vemos isso no antigo Israel onde a prevaricação de Judá descrita em Jeremias 5: 1 - 9. A tribo de Judá estava prestes a sofrer o juízo de Deus por causa de suas prevaricações. O capítulo cinco do livro do profeta Jeremias mostra a indignação de Deus contra o seu povo que se desviou da verdade e da justiça. A situação estava tão séria que o Senhor chega a fazer um apelo para que se procure pelas ruas e pelas praças de Jerusalém alguém que praticasse a justiça e a verdade, pois Ele estava disposto a dar-lhe o perdão. Não tinha nenhum. Deus então vai falar com os grandes, isto é, entre os reis, sacerdotes e profetas, mas estes juntamente quebraram o jugo, e romperam as ataduras. Por eles haverem tomado o caminho da impiedade, o juízo seria inevitável. Deixaria eu de castigar por estas coisas, diz o SENHOR, ou não se vingaria a minha alma de uma nação como esta
Mesmo com inúmeras advertências e promessas de punição, o povo mantém-se rebelde a voz do Senhor e então, Deus mostra-lhes seus pecados e afirma que ímpios se acham entre o seu povo. Em seguida, o Senhor declara a ação destes: Armavam laços e armadilhas para prenderem os homens. Jesus falou que esses tipos de ímpios até visitam os necessitados, mas com segundas intenções, leia Marcos 12:40. E Paulo confirma as palavras de Jesus, leia 2Tm 3:6. Enganam as pessoas com o fim de enriquecerem e se engrandecerem. Deus considera a ação desses ímpios como coisa espantosa e horrenda e promete castigar, punir e vingar os justos que são vítimas dos tais. Mas, isso só aconteceria no ultimo de todas as coisas.
Na parábola em questão, Cristo ensinou que a semente do joio era resultado da falta de vigilância dos homens, sendo sutilmente aproveitada pelo inimigo: dormindo os homens, veio o seu inimigo, e semeou joio no meio do trigo, e retirou-se. Mt 13.25. Já explicamos e agora repetimos o ensino do Mestre contido nesta parábola que mais tarde, ao ser interrogado em particular, acerca do significado, Jesus explicou aos apóstolos, dizendo: o joio são os filhos do maligno; o inimigo, que o semeou, é o diabo. Mt 13.38-39. 
Para Jesus sempre haverá joio em nosso meio. Entretanto, o número deles dependerá da vigilância espiritual dos lideres da igreja e de todo trigo, ou seja, dos demais irmãos convertidos em Cristo. Uma igreja dormente é aquela que permite o joio germinar e multiplicar. O joio se alastra quando é negligenciado o discipulado para os novos convertidos. O joio se multiplica quando a igreja ignora o ensino da palavra de Deus. Quanto mais a igreja dormir, mais joio e menos trigo no campo. Se dormir menos, o joio será reduzido e o trigo aumentará. E ao se descobrir o joio em meio ao trigo deverá prevalecer à orientação de Jesus: Deixai crescer ambos juntos até à ceifa. Mt 13.30. Este fato provavelmente serve para testa o cristianismo dos verdadeiros Cristão conhecidos como trigo nesta parábola. Neste caso o joio é um dispositivo que testa o grau de espiritualidade do trigo, ou seja, dos de mais irmão da igreja. Jesus Nosso Mestre sabia disso e foi devido a essa utilidade que Ele defendeu a permanecia do joio no meio da igreja. Agora, quem sou eu ou você para tentar tira o joio (o ímpio) da igreja? Se o dono deixou que eles ficassem? E pelo analisamos é da sua vontade que haja ímpio na igreja para testar a santidade dos verdadeiros Cristãos.
Provavelmente seja devido a isso que tanto a igreja como o povo de Israel são vitimas de Joio, ou seja, de ímpios no meio deles. E para ambos a promessa é que Deus fará justiça no devido tempo.
O salmista termina toda a questão do JOIO no meio da igreja e do povo de Deus quando diz que: Por isso os ímpios não subsistirão no juízo, nem os pecadores na congregação dos justos.Porque o SENHOR conhece o caminho dos justos; porém o caminho dos ímpios perecerá. Sl 1:5-6.
Por fim, no meu análise culpar as técnicas de evangelismo é dar um tiro no próprio pé. Porque o mesmo pregador que fala contra essas "técnicas mundanas", usa as técnicas de homilia e técnicas psicológicas de persuasão para convencer as pessoas de sua tese, e para desculpar a sua incapacidade de tirar o ímpio do meio da igreja fica arrotando santidade e excluindo quem deveria ser amado por nós. Mas, ao invés disso alguns usam de hipocrisia, com seus discursos de santidade e moralidade que nada tem haver com AMOR pelo próximo que é a característica de todo verdadeiro Cristão. Chega de Evangelho hipócrita e cristianismos findo é hora de sermos O BOM SAMARITANO que venceu o preconceito e liberou amor pelo ímpio que estava quase morto a beira do caminho, onde sacerdotes passaram de lado, levitas passaram de lado e nada fizeram por quem precisava de ajuda e de cuidados. 
Temos que ter em mente que o homem salvo teve a sua vida transformada pelo Espírito Santo ao aceitar a Cristo como Salvador. Seus hábitos foram mudados, suas palavras foram mudadas, seus pensamentos foram mudados. Sua natureza pecaminosa passou a ser superada pela graça de Deus em sua vida. O homem salvo abandonou o pecado e passou a viver os princípios de Deus em sua vida.
O testemunho do homem salvo perante a sociedade mudou; outrora um mentiroso, um enganador, um aproveitador, um maldoso; passou a ser um homem verdadeiro, sincero, honesto, um homem do bem.
Porém, a Bíblia fala que o ímpio é blasfemo que o ímpio é cego, jactancioso; cobiçoso; enganador; destruidor; desobediente; invejoso; covarde; feroz; insensato; esquecido de Deus; perverso; orgulhoso; fraudulento; obstinado; duro de coração; odeia a luz; teimoso; convencido; hostil a Deus; hipócrita; incontinente; infiel; mentiroso; pernicioso; egoísta; sensual; obstinado de coração; injusto; sem misericórdia; ingrato; pervertido.
É natural, que o número de homens ímpios cresçam a cada dia e são maioria em nossa sociedade e às vezes na igreja, eles como diz o salmista: Brotam os ímpios como a erva, e florescem todos os que praticam a iniquidade, mas para serem destruídos para sempre. Sl. 92.7.
Querer tira-los da igreja é como tentar enxugar gelo, é preconceito, é descriminação, É DESOBEDIÊNCIA ao mandamento do DONO da igreja chamado Jesus que disse: Ele, porém, lhes disse: Não; para que, ao colher o joio, não arranqueis também o trigo com ele.  Deixai crescer ambos juntos até à ceifa; e, por ocasião da ceifa, direi aos ceifeiros: Colhei primeiro o joio, e atai-o em molhos para o queimar; mas, o trigo, ajuntai-o no meu celeiro.
Pense um pouco e me diga não seria uma grande chance de nós colocamos em prática nossas orações e amor pelos ímpios que estão dentro da igreja e pedir que assim como Nosso Senhor transformou àgua em vinho Ele também possa transforma esse joio ou parte dele em trigo pelo seu poder a través de sua palavra...

      Continua...


                                                                                                                       SHALOM ADONAY


JOSÉ ALFINYAHU
Professor, Th.M em bíblia e Th.D em Teologia Sistematica.


Declaração de Direitos Autorais
O conteúdo em nosso site é produzido por Escola Teológica para Profetas, e pertence por direito ao autor, publicador e/ETP.org. Se você gostou desse artigo, encorajamos você a distribuí-lo, desde que concorde com a política de copyright de ETP.org. e inclua essa nota.



CURTA NOSSA PAGINA NO FACEBOOK:
  





CURSO FORMAÇÃO TEOLÓGICA

Ajudar comprando nossos cursos

Adquirindo nos cursos você já contribui para continuação desse trabalho de divulgação da palavra de Deus e manutenção de nossos projetos sociais que visa reintegrar na sociedade aqueles que estão excluídos pela extrema pobreza.  

       Nossos Cursos foram desenvolvidos através do Moderno Método de Ensino Open University, Utilizado nas mais conceituadas universidades internacionais, onde os alunos estudam as matérias conforme sua necessidade, prioridade e disponibilidade.

             O Curso é GRÁTIS, sem mensalidades, você paga apenas uma TAXA de manutenção é pode parcelar no cartão de 10 vezes sem juros. Assim, que recebemos a notificação do seu pagamento enviaremos o curso completo, junto com a ficha de inscrição. O material chega pra você de imediato no seu Email. O acompanhamento será pela internet, tiraremos todas suas dúvidas.







DOAÇÃO VIA INTERNET

Caso queira fazer doação de qualquer valor para nos ajudar, via internet, utilizando cartões de crédito, débito o boleto bancário, clique no botão de “doação” abaixo. Utilizamos os serviços do PagSeguro Uol. É rápido e seguro.

AO DOAR GANHE UM BRINDE

         OBRIGADO por Ajudar nosso TRABALHO Social. SUA DOAÇÃO ajudará MUITAS PESSOAS SEREM Alcançadas e SOCORRIDAS. Ao DOAR qualquer valor VOCÊ GANHA TOTALMENTE GRÁTIS à ENCICLOPÉDIA DE BÍBLIA, TEOLOGIA E FILOSOFIA: 
6 VOLUMES de Russell Norman Champlin. Em mídia digital
Que enviaremos para seu E-mail assim que com firmamos sua doação.


PARTICIPE e GANHE!

PARA CONTRIBUIR COM QUALQUER VALOR CLIQUE EM DOAR 
AQUI EM BAIXO



Nenhum comentário:

Postar um comentário