Assembléia de Deus Missão Brasil: HIERARQUIA NAS IEADMIB

HIERARQUIA NAS IEADMIB



"Com todos os meus exércitos e generais, por um quarto de século não consegui subjugar nem um único continente. E esse Jesus, sem a força das armas, vence povos, e culturas por dois mil anos". Napoleão Bonaparte


    Convém observarmos antes de iniciarmos a descrever sobre as hierarquias na igreja, que o corpo de obreiros, está sob a liderança em primeiro lugar de Jesus depois do Apostolo ou Pastor e tem como atribuição principal a de liderar e organizar a comunidade dos remidos, sendo como auxiliares do Apostolo ou Pastor no desempenho de sua missão, que é a de conduzir o povo de Deus ao céu, para essa atribuição seja desempenhada com êxito, é necessário que no ministério haja organização, lembrando que cada ministério tem sua própria hierarquia, mas, no geral os obreiros obedecem a uma hierarquia funcional eclesiástica, onde viria na seguinte ordem: Apostolo, Pastor Presidente, Bispo, Pastor auxiliar, Evangelista ou Missionário, Presbítero, Diácono, cooperador e Auxiliar de trabalho. Convém lembrar que a hierarquia aqui exposta é apenas funcional e não pessoal, é apenas para fins de organização e trabalho, a hierarquia no reino de Deus obedece ao critério da humildade Lc 22.24-27. 
JESUS CRISTO
Jesus é a chave que abre todos os tesouros escondidos do conhecimento e da sabedoria que vêm de Deus, na verdade Ele é a própria Sabedoria. Cl 2: 2b-3;. Assim, se quisermos entender o que Deus ensina sobre o tema da Hierarquia, precisamos partir do Cabeça, do Chefe da Igreja, que é o Líder Perfeito.
Hoje muito se fala na gestão por liderança como algo inovador. A mudança de conceito em relação ao famigerado chefe, autoritário e indisponível, é o novo insight da administração. Mas essa forma de gerenciamento, embora muito eficiente, não tem nada de novo. Há mais de dois mil anos um homem estabeleceu a religião Cristã e recrutou colaboradores que, geração após geração, trabalha em seu projeto por acreditarem no sucesso dele. Jesus Cristo é nosso líder maior da Igreja.


APÓSTOLO
O termo grego ἀπόστολος, Apóstolos significa enviado. Em se tratando de originalidade literária, o termo usado por Jesus aos escolhidos para a pregação e propagação do Evangelho, denota uma missão para os lugares mais distantes, aonde ainda não chegara à mensagem de Salvação; Portanto, ide e fazei discípulos de todas as nações. Mateus 28.19ª.
O Apóstolo é aquele que foi chamado, estabelecido, e separado por Cristo para ser um mensageiro, embaixador, um ministro ao serviço da Igreja nas nações.
O Apóstolo é um pai espiritual, um conselheiro, pastor do rebanho, um protetor, intercessor e Mestre e Doutor da Igreja; têm um amplo conhecimento e revelação profunda da Palavra de Deus e dos mistérios celestiais. Possui vários dons espirituais como dom da ciência, sabedoria, variedades de línguas, de milagres, de sinais, maravilhas e prodígios. Romanos 15: 18-19.
O Apóstolo é aquele que estabelece o fundamento da igreja. Existem vários tipos de apóstolos e cada um tem a sua incumbência de acordo com o momento da história, com o local em que está e com o ministério que exerce. Por exemplo: alguns dos Apóstolos da igreja primitiva foram os que trouxeram a revelação dos mistérios de Deus e escreveram o cânon bíblico, enquanto que outros exerciam a função de fundamentar na prática as igrejas daquela época além de estabelecer novas igrejas. Assim, nem todos os Apóstolos escreveram as escrituras inspiradas, e nem todos andaram com Jesus em seu Ministério terreno, mas, todos fundamentaram a igreja.
Ainda hoje a principal função de um apóstolo é a fundamentação da igreja em Jesus Cristo através do genuíno Evangelho. At 2:42, Ef 2:20. Tem-se muito falado de cobertura, porém este não é o trabalho um verdadeiro Apóstolo de Jesus.
O Apóstolo é o responsável pela fundamentação do ensino doutrinário da igreja, os pastores e líderes locais são as colunas (Gl 2:9) e aqueles que vão sendo ganhos são os tijolos (pedras vivas - I Pe 2:5) que formam o edifício de Deus, a igreja (I Co 3:9).
O apóstolo levanta os ministérios e solidifica o sistema doutrinário da igreja através do ensino e zelo pelo Genuíno Evangelho de Jesus Cristo. Assim sendo, além dos dons e frutos do Espírito Santo é necessário que o Apóstolo seja um Doutor e Mestre nas doutrinas de Jesus Cristo.

BISPO
O termo vem do grego antigo επίσκοπος, (episkopos) “inspetor”, “superintendente”. Em 1ª Pedro 2.25, a referência ao Senhor indica uma função além do pastoreio, enquanto pastor. Várias outras passagens usam essa palavra para descrever uma responsabilidade maior do mesmo pastor que foi escolhido para guiar os discípulos de Cristo no seu trabalho na igreja (Filipenses 1.1; 1ª Timóteo 3.2; Tito 1.7).
Mas o texto de Atos 20 e seus versículos são claríssimos na interligação das pessoas do pastor, presbítero e bispo. No verso 17 Paulo convoca os presbíteros para uma reunião, sendo que no verso 28 ele chama os presbíteros de bispos, encojando-os ao zelo no pastoreio; Olhai, pois, por vós, e por todo o rebanho sobre que o Espírito Santo vos constituiu bispos, para apascentardes a igreja de Deus, que ele resgatou com seu próprio sangue.

PASTOR
Homem ungido por Deus para apascentar o rebanho e amar a Igreja.

EVANGELISTA
Homem, conforme o próprio nome indica responsável pela evangelização do campo ou área afeta à Igreja local. Tem atribuição básica de divulgar a mensagem. Sua função é parte do Ministério da Igreja. Tem voto como Pastor nas Assembléias de Convenção.

PRESBÍTERO
É o auxiliar direto do Pastor, em alguns casos. Na falta do Pastor, o Presbítero pode assumir a direção da Igreja local (congregação). Mediante autorização do Pastor-Presidente, pode exercer funções Pastorais como pregar e realizar batismos e ceias. Em geral, realizam estes trabalhos em Congregações sempre com a Mediante autorização do Apostolo, do Bispo ou do Pastor.

MISSIONÁRIO
Enviado/Comissionado por uma Igreja local para evangelizar em outro local (Interior do Estado, do País ou no Exterior).

DIRIGENTE
Pastor, Evangelista ou Presbítero com a responsabilidade de dirigir uma Igreja ou Congregação subordinada à Liderança da Igreja sede.

DIÁCONO
Tem funções operacionais, cuidando da parte material da Igreja e de serviços como o preparo e a distribuição da Ceia do Senhor, organização, segurança e portaria, arrumação, ordem nos cultos, obras, recolhimento das ofertas e dízimos, recepção aos visitantes.

COOPERADOR

Dentre as atribuições Cooperador estão: auxiliar a confeccionar os registros de diplomas e certificados dos habilitados ou formados em Cursos Teológicos, desafios, e contribuir diretamente com os líderes que tem funções importantes, além de financeiramente ser um dos que sustentam a obra de Deus. Os cooperadores são excelentes auxiliares de Trabalho, pode ter cargos ou administrar informalmente alguma área, como louvor, visitação, secretaria, guarda das ofertas, porteiro, etc.

Cooperador visa entre outras coisas criar e desenvolver os princípios morais, espirituais e culturais Cristãos. O Cooperador deve sempre apoiar, ajudar no que tange a ética da sociedade cristã, onde quer que esteja.Dentre as atribuições Cooperador estão: auxiliar a confeccionar os registros de diplomas e certificados dos habilitados ou formados em Cursos Teológicos, desafios, e contribuir diretamente com os líderes que tem funções importantes, além de financeiramente ser um dos que sustentam a obra de Deus. Os cooperadores são excelentes auxiliares de Trabalho, pode ter cargos ou administrar informalmente alguma área, como louvor, visitação, secretaria, guarda das ofertas, porteiro, etc. 
Cooperador visa entre outras coisas criar e desenvolver os princípios morais, espirituais e culturais Cristãos. O Cooperador deve sempre apoiar, ajudar no que tange a ética da sociedade cristã, onde quer que esteja.

OBREIRO
(Veja: PRESBÍTERO, DIÁCONO, COOPERADOR).

SUPERINTENDENTE
Responsável pela Escola Dominical.

PROFESSOR
Professor de Classes de Escola Dominical (Adultos, Jovens, Adolescentes, Crianças, Discipulado, Obreiros).

COORDENADOR
(Veja:LÍDER).

 
LÍDER
(COORDENADOR) Dirigentes de Departamentos (Círculo de Oração, Mocidade, Adolescentes, Infantil, Evangelismo, Coral, Banda, Louvor.

MEMBRO
(CRENTES ou IRMÃOS) Compõem o corpo da Igreja. As pessoas tornam-se membros da Igreja Espiritual pela experiência da salvação (arrependimento e aceitação de Jesus Cristo). Entretanto, tornam-se membros da Igreja local, através do batismo em água e, se vierem de outra Igreja, por Carta de Transferência ou por Aclamação.

CATECÚMENO/Congregado
Membro novo em vias de preparação para o Batismo nas Águas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário