Assembléia de Deus Missão Brasil: O ARGUMENTO AXIOLÓGICO EXISTENCIAL DO MAL MORAL

sábado, 4 de outubro de 2014

O ARGUMENTO AXIOLÓGICO EXISTENCIAL DO MAL MORAL

Axiologia do mal

                   Tudo o que o homem planta, isso também colherá. Gl6:7

Axiologia é o ramo da Filosofia que estuda os valores filosóficos, principalmente os valores morais.
Se acreditarmos que o mal existe surge à questão o que é o certo ou errado? São termos físicos, metafísicos, objetivos ou subjetivos? Como as pessoas sabem que está certo o que elas acreditam, Sem um que nos diga que haja algo Superior que nos aponte a direção do certo ou errado? Se existe em nós a capacidade nata de acertar? Por que então cometemos erros? Nossos erros parecer significar que naturalmente somos criados para cometê-los. Porém, se temos uma escolha existe a possibilidade de acertamos o alvo e quando este objetivo de acerto não é alcançado é minha incapacidade que faz com que o “mal” exista. Assim sendo, esse “mau” é produto de minha escolha errada e de minha subjetividade em vê ou compreender a vida.
Pense um pouco: é errado roubar e todos nós sabemos e até punimos o infrator com penalidades muitas das vezes desumanas. Essas penalidades são boas no ponto vista das autoridades estabelecidas porque o ladrão infringiu um regulamento da sociedade. Mas, esse procedimento é mau para o delinquente que comente o erro. Há quem diga; mas, o certo é punir o ladrão! Concordo. Entretanto, o axioma da moral surge quando esse ladrão subjetivamente defende meus interesse como no caso de Robin Hood que é tido como herói do povo e é admirado por muitas pessoas que o vê como alguém que pratica ajustiça para o bem do povo oprimido por ditadores cruéis. Fidel Castro, é um facínora e ditador cruel que comete absurdos com seu povo. Porém, para alguns esse indivíduo é um herói a ser espelhado porque suas atitudes lhe parecem “boas”.
A questão é por que para os oprimidos do povo, ele é um criminoso, um fora da lei? Onde está o bem ou mau nessa história? Não seria esse fato algo totalmente subjetivo e egoísta? Caso contrário é certo agir errado quando se faz o “bem” e errado fazer o bem quando se faz o “mau”? O que dizer então da “igreja” chamada católica que matou milhões de pessoas queimados na fogueira achando que fazia o bem e combatia o mau. Sem deixar de falar dos representantes da “igreja” hodierna que cometem vários delitos em nome da fé. Estariam eles agindo errados por acharem que são conhecedores da “verdade” para eles revelada na Bíblia ou estariam cometendo esses delitos por serem cegos que querem guiar outros cegos?
Temos que ter em mente que sempre que uma sentença é feita com as palavras "deve" ou "tem que", está se referindo a uma sentença moral. Isto foi demonstrado por David Hume. Mas, a questão é; o que deve ou se tem que fazer? Outra questão é; quando faço, esse agir seria do meu ou do seu ponto de vista?
Jesus bem sabia que existia a possibilidade de escolha e que nós podemos objetivamente usar palavras como "deve" e "tem que" quando disse: Porque com o juízo com que julgardes sereis julgados, e com a medida com que tiverdes medido vos hão de medir a vós." Mt 7 : 2. Significa dizer que o erro não está no fazer, mas, na escolha do que estou fazendo. Como disse Paulo; De maneira que cada um de nós dará conta de si mesmo a Deus.  Rm 14:12. Por que quando digo; que posso usar objetivamente os termos “deve ou tem que” estou afirmando a existência de algo além de mim mesmo. Caso contrário, faço simplesmente o uso de minha própria opinião, mesmo com uma sentença como "não devemos isso ou aquilo". Sou obrigado admitir que existe algo além de mim que determina a recompensa de minha decisão. Com toda certeza é com base nisso que o Mestre disse; NÃO julgueis, para que não sejais julgados. Mt7:1 Porque com o juízo com que julgardes sereis julgados. Muitos chamam essa lei espiritual e universal do o retorno ou seja tudo que faço há uma consequência real na realidade física e metafisica em que vivo. O certo e errado são fatos físicos e espirituais que governam a realidade seja aqui ou além. A grande questão é; o que é certo ou errado?
Neste ponto podemos dizer que o argumento da causa e efeito é a resposta pragmática para axiologia do mau, porque se supormos que existe uma causa, uma origem primária de todas as coisas materiais, maior do que qualquer dos seus efeitos. Há uma causa, eterna, inteligente, de todas as coisas. “Porque toda a casa é edificada por alguém, mas o que edificou todas as coisas é Deus”. Hb 3.4. Deus é a causa “maior” que seus efeitos, pois é perfeito. Sendo assim, Ele pode estabelecer leis que estaremos sujeitos quer queiramos ou não!
Jesus pensando por este prisma e sabendo que, apenas o que está acima do efeito é Deus. Aconselhou a nós os simples mortais sujeitos a lei do retorno, dizendo; Portanto, tudo o que vós quereis que os homens vos façam, fazei-lo também vós, porque esta é a lei e os profetas. Mt7:12. Essa lei da causa e efeito é universal e nos diz que aquilo que chamo de mal é na verdade uma consequência dos meus atos significa dizer que nestes termos o bem ou mal é uma dedução de uma mente dominada pelo subjetivismo.  
Por que Deus está acima do efeito? Porque Ele é perfeito. Como está escrito: O caminho de Deus é perfeito, e a palavra do SENHOR refinada; e é o escudo de todos os que nele confiam. IISm 22:31. Significa que se seguimos seus conselhos estaremos livre do efeito negativo da lei do retorno.
 Imagine assim: Tudo quanto é vida possui propósito, finalidade, além de um esquema muito complexo de funções, o que demonstra um estupendo desígnio. A ordem que impera no universo físico é exata e maravilhosa. Assim sendo, existe um Grande Planejador, um Intelecto Supremo, capaz de por em movimento uma criação magnífica que nos desperta a observação, esse Ser sem sobra de dúvida é Deus, e Sua inteligência é amplamente demonstrada no mundo por Ele criado. Como está escrito: Porquanto o que de Deus se pode conhecer neles se manifesta, porque Deus lho manifestou. Porque as suas coisas invisíveis, desde a criação do mundo, tanto o seu eterno poder, como a sua divindade, se entendem, e claramente se vêem pelas coisas que estão criadas. Rm 1.19-20.
Sendo este Ser que chamamos de Deus a causa que determina o proposito de tudo com finalidade de aproxima tudo de todos em uma união que nos leva a ascender para mais próxima Dele, a livre escolha dada a toda criatura, nos afasta apenas daquilo queremos está longe e esse afastar só é possível quando decidimos nos esvaziar de tudo que nos leva a Deus.
  Agora as consequências do afastar serão uma constante para todos que quebram a lei da causa e efeito. Portanto, tudo o que vós quereis que os homens vos façam, fazei-lo também vós, porque esta é a lei e os profetas. Mt7:12.

"De maneira que cada um de nós dará conta de si mesmo a Deus." Rm14:12.

Continua...

SHALOM ADONAY

JOSÉ ALFINYAHU
Professor, Th.M em bíblia e Th.D em Teologia Sistematica.


Declaração de Direitos Autorais
O conteúdo em nosso site é produzido por Escola Teológica para Profetas, e pertence por direito ao autor, publicador e/ETP.org. Se você gostou desse artigo, encorajamos você a distribuí-lo, desde que concorde com a política de copyright de ETP.org. e inclua essa nota.



CURSO FORMAÇÃO TEOLÓGICA

Ajudar comprando nossos cursos

Adquirindo nos cursos você já contribui para continuação desse trabalho de divulgação da palavra de Deus e manutenção de nossos projetos sociais que visa reintegrar na sociedade aqueles que estão excluídos pela extrema pobreza.  

       Nossos Cursos foram desenvolvidos através do Moderno Método de Ensino Open University, Utilizado nas mais conceituadas universidades internacionais, onde os alunos estudam as matérias conforme sua necessidade, prioridade e disponibilidade.

             O Curso é GRÁTIS, sem mensalidades, você paga apenas uma TAXA de manutenção é pode parcelar no cartão de 10 vezes sem juros. Assim, que recebemos a notificação do seu pagamento enviaremos o curso completo, junto com a ficha de inscrição. O material chega pra você de imediato no seu Email. O acompanhamento será pela internet, tiraremos todas suas dúvidas.







DOAÇÃO VIA INTERNET

Caso queira fazer doação de qualquer valor para nos ajudar, via internet, utilizando cartões de crédito, débito o boleto bancário, clique no botão de “doação” abaixo. Utilizamos os serviços do PagSeguro Uol. É rápido e seguro.

AO DOAR GANHE UM BRINDE

         OBRIGADO por Ajudar nosso TRABALHO Social. SUA DOAÇÃO ajudará MUITAS PESSOAS SEREM Alcançadas e SOCORRIDAS. Ao DOAR qualquer valor VOCÊ GANHA TOTALMENTE GRÁTIS à ENCICLOPÉDIA DE BÍBLIA, TEOLOGIA E FILOSOFIA: 
6 VOLUMES de Russell Norman Champlin. Em mídia digital
Que enviaremos para seu E-mail assim que com firmamos sua doação.


PARTICIPE e GANHE!

PARA CONTRIBUIR COM QUALQUER VALOR CLIQUE EM DOAR 
AQUI EM BAIXO



Nenhum comentário:

Postar um comentário