Assembléia de Deus Missão Brasil: O CRISTÃO PODE TER CERTEZA ABSOLUTA DA SALVAÇÃO?!

domingo, 19 de julho de 2015

O CRISTÃO PODE TER CERTEZA ABSOLUTA DA SALVAÇÃO?!

INTRODUÇÃO A DOUTRINA DA SALVAÇÃO

O ensino da salvação é conhecido como: Soteriologia que é a união entre dois termos gregos "Soteria" que significa Salvação e "Logia" que significa Estudo. Portanto Soteriologia é o Estudo da Salvação.
Nós estudaremos essa disciplina de forma simples e abreviada com intuito de responder algumas questões que têm causado muita polêmica no meio evangélico.
Para começa surge a questão; o que é salvação?
Salvação significa efetuar com sucesso a plena libertação de alguém ou de alguma coisa, de perigo iminente. Uma definição da doutrina Cristã da salvação seria: A libertação espiritual e eterna que Deus concede imediatamente a aqueles que aceitam Suas condições de arrependimento e fé no Senhor Jesus. Salvação só é possível através de Jesus Cristo, como está escrito em João 14:6; Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.
 e Atos 4:12; que diz: E em nenhum outro há salvação, porque também debaixo do céu nenhum outro nome há, dado entre os homens, pelo qual devamos ser salvos. E assim sendo, depende de Deus para a sua provisão, garantia e segurança.
Como você pode saber com certeza que é salvo?
É fundamental que tenhamos convicção da nossa salvação. A Bíblia garante que podemos ter convicção da vida eterna. Sem esta convicção é impossível viver a vida cristã. Ao fazer o estudo, examine como está a sua convicção a luz da Palavra de Deus.
Na doutrina Cristã da salvação, somos salvos da “ira”; quer dizer, do julgamento de Deus sobre o pecado como está escrito em Romanos 5:9; 1 e Tessalonicenses 5:9. Nosso pecado nos separou de Deus, e a consequência do pecado é morte, como escreveu Paulo aos Romanos: Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna, por Cristo Jesus nosso Senhor. Ro6:23. Salvação bíblica se refere à libertação da consequência do pecado e envolve, portanto, remoção do pecado. Logo muito mais agora, tendo sido justificados pelo seu sangue, seremos por ele salvos da ira. Rm 5:9.
PENSE um pouco e responda.  Deus permitiria que o Seu Unigênito Filho morresse na cruz para nós ficamos na incerteza. Se formos ou não salvos? Seria então a salvação incompleta? Não! Claro que a salvação é completa e suficiente para nos salvar de uma vez por todas. Entretanto, ela é condicionada. Como está escrito: Sê fiel até à morte, e dar-te-ei a coroa da vida. Ap2:10. Significa que posso ou não aceitar e mesmo perdê-la se eu quiser, pela minha rejeição. Como está escrito: Nós, porém, nunca demos as costas a Deus para decretarmos a nossa própria destruição. Nós somos dos que creem e são salvos. Hb10:39. Porque, crê ou não é uma livre escolha nossa e devido ao atributo do livre arbítrio temos esse direito de aceitar ou não a salvação. Assim sendo, podemos ter certeza da salvação. Tendo em mente que a salvação é, como já foi dito, condicionada e somente nós podemos dizer se somos ou não salvos através de nossa consciência que nos acusa quando ainda é ligada ao Espirito de Deus. Pois é através dela que iremos prestar conta com nosso Deus como está escrito: Os quais mostram a obra da lei escrita em seus corações, testificando juntamente a sua consciência, e os seus pensamentos, quer acusando-os, quer defendendo-os; Rm 2:15.
É logico que existem pessoas e até pseudo irmão que suas consciências não incomodam mais devido a morte espiritual eles são verdadeiros zumbis espirituais. Paulo escrevendo a Timóteo nos adverte deste tipo de pessoa dizendo que Pela hipocrisia de homens que falam mentiras, tendo cauterizada a sua própria consciência; 1Tm 4:2. Significa dizer que esses (sem consciência) não serão auto incomodado pela pratica do pecado e são estes que contestam a certeza de salvação. Esquecem ou talvez não saibam que Deus há de julgar os homens através de sua consciência, como está escrito: No dia em que Deus há de julgar os segredos dos homens, por Jesus Cristo, segundo o meu evangelho. Rm 2:16.
A salvação é para os convertidos pelo poder do evangelho de Cristo. Como disse o Apostolo do Amor em I João 5:11-13: E o testemunho é este: que Deus nos deu a vida eterna; e esta vida está em seu Filho. Quem tem o Filho tem a vida; quem não tem o Filho de Deus não tem a vida. Estas coisas vos escrevi a vós, os que credes no nome do Filho de Deus, para que saibais que tendes a vida eterna, e para que creiais no nome do Filho de Deus. Quem é este que tem o Filho? Aqueles que nEle creram e aceitaram (João 1:12). Se você tem Jesus, você tem vida. A Vida eterna. Não temporária, mas eterna.
É necessário saber que Deus deseja que tenhamos a certeza absoluta de nossa salvação. Não podemos viver nossa vida cristã nos perguntando e nos preocupando a cada dia se realmente somos salvos. É por isso que a Bíblia coloca o plano de salvação de forma tão clara. Creia em Jesus Cristo e você será salvo (João 3:16; Atos 16:31). Você crê que Jesus é o Salvador, que Ele morreu para pagar o preço por seus pecados (Romanos 5:8; II Coríntios 5:21)? Você confia somente nEle para a salvação? Se sua resposta for sim, você é salvo! Certeza absoluta significa “além de toda e qualquer dúvida”. Ao levar a sério a Palavra de Deus, você pode saber “além de toda e qualquer dúvida” o fato e realidade de sua eterna salvação.
O próprio Jesus declara a respeito de todos os que nEle crerem: “E dou-lhes a vida eterna, e nunca hão de perecer, e ninguém as arrebatará da minha mão. Meu Pai, que mas deu, é maior do que todos; e ninguém pode arrebatá-las da mão de meu Pai”. Jo 10:28-29. Mais uma vez, isto enfatiza o termo “eterno”. Vida eterna é simplesmente isto: eterna. Não há ninguém que possa destruir a sua  salvação, porque ela é dom de Deus em Cristo. A salvação é sua basta aceitar e conserva-se com Jesus em sua vida.
Se você desejar aceitar a Jesus como seu Salvador ore pedindo perdão e entregando sua vida a ele.
Depois de confessar seus pecados a Ele e pedir que tome conta de nossa vida.
Somos intimados a se alimentar da palavra de Deus de forma que ela seja parte de nossa vida. Como está escrito: Guardei a tua Palavra em  meu coração para não pecar contra ti (Salmos 119:11). E isso inclui o pecado da dúvida.
Alegre-se no que diz a você a palavra de Deus, que ao invés da dúvida, vivamos com confiança! Podemos ter certeza absoluta, vinda da própria Palavra de Cristo, de que a condição de nossa salvação, uma vez garantida, nunca será questionada. Nossa certeza absoluta é baseada no amor de Deus por nós através de Jesus Cristo. Judas 1:24-25 diz: Ora, àquele que é poderoso para vos guardar de tropeçar, e apresentar-vos irrepreensíveis, com alegria, perante a sua glória. Ao único Deus sábio, Salvador nosso, seja glória e majestade, domínio e poder, agora, e para todo o sempre.
Surge então uma questão que não quer calar; 
É POSSÍVEL TER CERTEZA ABSOLUTA DA SALVAÇÃO EM CRISTO JESUS?
É possível ter certeza da salvação, porque o Espírito Santo dá essa certeza. Um dos textos mais fortes a respeito da obra que Deus faz em nosso coração e da clareza com que essa obra está presente em nossa vida é Romanos 8. 16: O próprio Espírito testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus. Isso significa que o Espírito Santo pode dar a certeza, testificar, que realmente somos filhos de Deus, salvos. Porém, nesse texto, essa certeza é conferida em nosso espírito. Ou seja, precisamos buscá-la no nível espiritual de nossa vida. Se essa certeza ainda não existe talvez seja porque falta buscá-la verdadeiramente.
Tenha em mente que a certeza da salvação é promessa de Deus. No ponto acima vimos como o Espírito Santo age em nosso espírito nos trazendo certezas. Isso não significa que o exercício de nossa fé esteja descartado. Podemos ter certeza da salvação usando nossa fé, interpretando e crendo nas promessas que Deus nos fez em Sua palavra. Uma delas diz que Todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo. Rm 10.13. Isso implica em que a pessoa que invoca verdadeiramente o Senhor, que está em sua presença, é um salvo. Por isso, pode confiar que somos salvos, pois é promessa de Deus.
A salvação nos é conferida quando fomos selados por Deus. Como está escrito em Efésios 1.13 que diz: em quem também vós, depois que ouvistes a palavra da verdade, o evangelho da vossa salvação, tendo nele também crido, fostes selados com o Santo Espírito da promessa. Pense comigo: Se alguém creu em Jesus verdadeiramente, e agora é Seu discípulo, e está “selado” pelo Espírito. Isso significa que essa pessoa está agora marcada como sendo propriedade de Deus. Isso significa que os que foram selados podem ter a certeza de que são de Deus e de que ninguém os poderá tirar das mãos do Pai, assim como Jesus disse: Aquilo que meu Pai me deu é maior do que tudo; e da mão do Pai ninguém pode arrebatar. Jo 10.29.
O Espírito Santo nos garante a salvação. Porque podemos notar que Deus deixou registrado em Sua palavra que existe uma garantia a respeito da obra de salvação que Ele realizou em nós. Observe: fostes selados com o Santo Espírito da promessa; o qual é o penhor da nossa herança, até ao resgate da sua propriedade, em louvor da sua glória. (Efésios 1.13-14). Deus se coloca como a garantia da nossa salvação. E se Deus é a garantia, não há porque não ter certeza de que receberemos a nossa herança! Esse mesmo ensino é encontrado em 2 Co 1. 22-23.
O apóstolo João deixou claro que podemos ter a certeza de salvação de forma racional quando escreveu sua carta para a igreja dizendo: Estas coisas vos escrevi, a fim de saberdes que tendes a vida eterna, a vós outros que credes em o nome do Filho de Deus. 1 Jo 5.13. Deus nos deu a conhecer Sua obra salvadora e podemos crer nela.
O apóstolo Paulo demonstrou em suas cartas que tinha plena convicção de que era salvo e de que, assim que morresse, receberia sua herança na presença de Deus. Combati o bom combate, completei a carreira, guardei a fé. Já agora a coroa da justiça me está guardada, a qual o Senhor, reto juiz, me dará naquele Dia; e não somente a mim, mas também a todos quantos amam a sua vinda. 2 Tm 4.7-8. Paulo tinha certeza da salvação e nos chama a também ter essa certeza.
A Bíblia afirma que ter essa certeza é necessário para nossa vida, que devemos procurá com zelo e dedicação: Por isso, irmãos, procurai, com diligência cada vez maior, confirmar a vossa vocação e eleição; porquanto, procedendo assim, não tropeçareis em tempo algum. 2 Pe 1.10. A certeza da salvação nos traz paz e é uma bênção de Deus para nossa vida!
 A fé nos capacita a enxergar e tomar posse da convicção de que a obra realizada por Deus em nossa vida é séria, que somos salvos e gozamos já nessa vida dessa certeza, conforme nos ensina a Palavra: Justificados, pois, mediante a fé, temos paz com Deus por meio de nosso Senhor Jesus Cristo; por intermédio de quem obtivemos igualmente acesso, pela fé, a esta graça na qual estamos firmes; e gloriamo-nos na esperança da glória de Deus. Rm 5.1-2.
Temos que em mente que a certeza da salvação é condicional e se alguém que se diz crente não a tem é porque com certeza vive uma vida que desagrada a Deus, uma vida de pecado. Esses podem ter suas convicções abaladas pela desobediência a Deus. Mas, isso não quer dizer que a certeza de salvação seja algo impossível para nós. Significa dizer que posso com certeza saber para onde vou quando morrer
Surge então outra questão que não quer calar; COMO POSSO TER CERTEZA DE QUE EU VOU PARA O CÉU QUANDO MORRER?
Muitos vivem sem essa esperança nos dias de hoje. Outros há que dizem que ninguém pode ter essa certeza. Ainda existem aqueles acham presunção demais alguém saber disso, porque é um mistério que só Deus sabe, acreditam. Porém, Deus quer que você tenha certeza disso! A Bíblia diz: Estas coisas vos escrevi, a fim de saberdes que tendes a vida eterna. 1 João 5:13. Suponha que você estivesse na frente de Deus neste exato momento e Ele lhe perguntasse: Por que Eu deixaria você entrar? O que você diria? 
Você pode não saber o que responder. O que você precisa saber é que Deus nos ama e providenciou para nós uma forma para que pudéssemos saber com certeza onde vamos passar a eternidade. A Bíblia afirma isto assim: Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. Jo 3:16.
Em primeiro lugar, precisamos entender o que está nos mantendo afastados do Céu. O problema é nossa natureza pecaminosa nos impede de ter um relacionamento com Deus. Nós somos pecadores por natureza e por escolha. Pois todos pecaram e carecem da glória de Deus. Ro 3:23. Nós não podemos salvar a nós mesmos. Porque pela graça. Sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus; não de obras, para que ninguém se glorie. Ef 2:8-9. Nós merecemos a morte e o inferno. Porque o salário do pecado é a morte. Ro 6:23.
Deus é santo e justo e deve punir o pecado, mas ainda assim Ele nos ama e providenciou perdão para o nosso pecado. Jesus disse: Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai senão por mim. Jo 14:6. Jesus morreu por nós na cruz: Pois também Cristo morreu, uma única vez, pelos pecados, o justo pelos injustos, para conduzir-vos a Deus. 1 Pe 3:18. Jesus foi ressuscitado dos mortos: O qual foi entregue por causa das nossas transgressões e ressuscitou por causa da nossa justificação. Ro 4:25.
Então, de volta à questão inicial; Como posso ter certeza de que eu vou para o Céu quando morrer A resposta é: acredite no Senhor Jesus Cristo e você será salvo. At 16:31. Como está escrito: Mas, a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deu. Jo 1:12. Você pode receber a vida eterna porque ela é um dom GRATUITO. Mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus, nosso Senhor. Ro 6:23. Você pode ter uma vida cheia de significado agora mesmo. Jesus disse: Eu vim para que tenham vida, e a tenham em abundância. Jo10:10. Você pode passar a eternidade com Jesus no Céu, pois Ele prometeu: E, quando eu for e vos preparar lugar, voltarei e vos receberei para mim mesmo, para que, onde estou, estejais vós também. Jo 14:3.
A certeza de salvação é para todos que nasceram de novo com Cristo Jesus. Como está escrito: Sabemos que todo aquele que é nascido de Deus não peca; mas o que de Deus é gerado conserva-se a si mesmo, e o maligno não lhe toca. 1Jo 3:18. ESSA É ESPERANÇA DO SALVO, de que pela fé somos guardados na salvação em Cristo.
Se você quer aceitar Jesus como seu Salvador e receber o perdão de Deus, aqui está uma oração que você pode fazer. Fazer esta oração ou qualquer outra não irá salvar você. É apenas confiando em Jesus Cristo que se recebe perdão dos pecados. Esta oração é simplesmente uma forma de expressar a Deus a sua fé Nele e agradecer por providenciar o seu perdão.
Deus, eu sei que pequei contra Ti e mereço punição. Mas Jesus Cristo tomou sobre Si a punição que eu mereço para que através da fé Nele eu pudesse ser perdoado. Eu me volto contra o meu pecado e ponho a minha confiança em Ti para salvação. Obrigado por Tua graça e perdão maravilhosos! Amém!.
Se você tomou uma decisão por Cristo por causa do que você leu aqui? Deseja oração? Eu posso continuar a orar por você e te ajudar.
Entre em contato comigo. Deixe seu Email ou se preferir no Facebook José Alfinyahu. Neste site oferecemos curso bíblico grátis. Terei grande alegria em orar por você e estudar a bíblia com você. 
Agora se ficou alguma duvida questione nos comentários, terei prazer em responder suas perguntas, faça sugestões de estudo que postaremos aqui neste site para você. Temos o disk oração que você pode fazer seu pedido de oração que esteremos orando por sua vida. Para DISK ORAÇÃO clique a aqui

Continua

Shalom Adonay



José Alfinyahu
Pastor, Th.M. em bíblia e Th.D. em Teologia sistemática.



Se você aceitou a Jesus, agora e orou comigo, entre em contato comigo por email quero entregar a você uma Bíblia e um curso bíblico grátis.
j.alfin@hotmail.com 
neste site tem uma pagina que você pode fazer seu pedido de oração é só clik aqui em pedidos de oração você será redirecionado para deixar o seu pedido de oração.

Temos vídeos feitos para pessoas que estão começando na fé e precisam de ajuda espiritual, aqui colocamos esses de oração  para você, ouça!

ESSE É PARA VOCÊ ORAR PELA MANHÃ QUANDO COMEÇAR SEU DIA




ESSE É PARA VOCÊ OUVIR NA SUA CASA SEMPRE QUE SE SENTIR TENTADO A SE AFASTAR DE JESUS

ORE COM FÉ

ORAÇÃO PARA QUEBRAR FEITIÇOS E MALDIÇÕES 




Espero noticias suas!

Shalom Adonay

Seu amigo José Alfinyahu

Se você gostou compartilhe e salve vidas para Jesus.
Declaração de Direitos Autorais

O conteúdo em nosso site é produzido por Escola Teológica para Profetas, e pertence por direito ao autor, publicador e/ETP.org. Se você gostou desse artigo, encorajamos você a distribuí-lo, desde que concorde com a política de copyright de ETP.org. e inclua essa nota.


 CURTA NOSSA PAGINA NO FACEBOOK:
  







CURSO FORMAÇÃO TEOLÓGICA

Ajudar comprando nossos cursos

Adquirindo nos cursos você já contribui para continuação desse trabalho de divulgação da palavra de Deus e manutenção de nossos projetos sociais que visa reintegrar na sociedade aqueles que estão excluídos pela extrema pobreza.  

       Nossos Cursos foram desenvolvidos através do Moderno Método de Ensino Open University, Utilizado nas mais conceituadas universidades internacionais, onde os alunos estudam as matérias conforme sua necessidade, prioridade e disponibilidade.

             O Curso é GRÁTIS, sem mensalidades, você paga apenas uma TAXA de manutenção é pode parcelar no cartão de 10 vezes sem juros. Assim, que recebemos a notificação do seu pagamento enviaremos o curso completo, junto com a ficha de inscrição. O material chega pra você de imediato no seu Email. O acompanhamento será pela internet, tiraremos todas suas dúvidas.






DOAÇÃO VIA INTERNET

Caso queira fazer doação de qualquer valor para nos ajudar, via internet, utilizando cartões de crédito, débito o boleto bancário, clique no botão de “doação” abaixo. Utilizamos os serviços do PagSeguro Uol. É rápido e seguro.

AO DOAR GANHE UM BRINDE

         OBRIGADO por Ajudar nosso TRABALHO Social. SUA DOAÇÃO ajudará MUITAS PESSOAS SEREM Alcançadas e SOCORRIDAS. Ao DOAR qualquer valor VOCÊ GANHA TOTALMENTE GRÁTIS à ENCICLOPÉDIA DE BÍBLIA, TEOLOGIA E FILOSOFIA: 
6 VOLUMES de Russell Norman Champlin. Em mídia digital
Que enviaremos para seu E-mail assim que com firmamos sua doação.


PARTICIPE e GANHE!

PARA CONTRIBUIR COM QUALQUER VALOR CLIQUE EM DOAR 
AQUI EM BAIXO



Nenhum comentário:

Postar um comentário