Assembléia de Deus Missão Brasil: janeiro 2019

sexta-feira, 11 de janeiro de 2019

AS DUAS TESTEMUNHAS DO APOCALIPSE

AS DUAS TESTEMUNHAS DO APOCALIPSE
 
AS DUAS TESTEMUNHAS DO APOCALIPSE
Ora, ninguém subiu ao céu, senão o que desceu do céu, o Filho do homem, que está no céu. (João 3:13)
De acordo com a Bíblia, Enoque e Elias são as duas únicas pessoas que Deus levou ao céu sem morrerem. Gênesis 5:24 nos diz: "Andou Enoque com Deus e já não era, porque Deus o tomou para si." Segundo Reis 2:11 nos diz: "... eis que um carro de fogo, com cavalos de fogo, os separou um do outro; e Elias subiu ao céu num redemoinho." Enoque é descrito como um homem que "Andou com Deus por trezentos anos" (Gênesis 5:23). Elias foi, talvez, o mais poderoso dos profetas de Deus no Antigo Testamento. Há também profecias sobre o retorno de Elias (Malaquias 4:5-6).
Conforme sabemos,  os dois viveram e foram profetas. E segundo os relatos bíblicos; Além de Elias apenas uma pessoa foi levada para o céu sem morrer - Enoque (Gen.5:21-24 ; Heb.11:5). Assim sendo, uma vez que nunca morreram, eles ainda podem sofrer a morte de (Apoc11v.7).
A questão que fica é: Elias e Enoque voltaram a terra? Em (João 3.13) como sabemos, está escrito que "ninguém subiu ao céu senão aquele que desceu do céu, o filho do Homem que está no céu". A Bíblia diz que os mortos ressuscitaram no dia da ressurreição, então Elias e Enoque foram privilegiados?

PROFETA ELIAS
Alguns acham que Elias e Enoque vão voltar à terra para morrer e ressuscitar no dia dá ressurreição, e alguns alegam que eles serão as duas testemunhas do (Apocalipse 11) mas não temos argumentos bíblicos suficientes para confirmarmos isso. As duas testemunhas terão poderes semelhantes ao Elias e Moisés (Apocalipse 11.5-6) mas, não diz que serão eles. Se Elias tiver que vir a terra para morrer, então Enoque também teria que vir, pois, ele também não morreu (Gênesis 5.24).
Entretanto, em (Malaquias 4.5) diz: "Eu vos envio o profeta Elias antes que venha o dia Grande e terrível do Senhor". Aqui faz referência a João Batista que viria na mesma virtude e poder do Profeta Elias (Lucas 1.17) "e irá adiante dele no espírito e virtude de Elias..."  Mas João Batista não era Elias, ele mesmo confessou isto quando lhe perguntaram: "És tu Elias? Ele disse: não sou" (João 1.21). Assim sendo, Elias não veio ainda e com certeza ele tem que vim para se cumprir a profecia do profeta Malaquias que diz: Eu vos envio o profeta Elias antes que venha o dia Grande e terrível do Senhor.
Porém, segundo Mt 17,10-13 Elias já veio, e não o reconheceram como está escrito:
Os discípulos perguntaram a Jesus: “Por que os escribas dizem que primeiro deve vir Elias?” Ele respondeu: “Sim, Elias vem; e porá tudo em ordem. E eu vos digo mais: Elias já veio, e não o reconheceram. Pelo contrário, fizeram com ele tudo o que quiseram. Assim também o Filho do Homem será maltratado por eles”. Então os discípulos compreenderam que ele lhes havia falado de João Batista.
E agora?
A profecia de Malaquias é importante, porque mostra que Deus enviaria um mensageiro antes que venha o dia Grande e terrível do Senhor. Mas, algumas pessoas dizem que João Batista era Elias reencarnado. Vamos ver a resposta da Bíblia a essa noção.
Devemos distinguir entre o sentido simbólico da profecia e a afirmação literal que o próprio João fez em outro lugar. João agiu do mesmo modo de Elias. Usava roupas de pêlos (Marcos 1:6; 2 Reis 1:8) e morava nos lugares desertos e afastados (Mateus 3:1; 1 Reis 17:2-6). Elias introduziu uma nova época de profecia, em que Deus julgou o povo rebelde e desobediente. João, também, introduziu uma época de nova revelação, em que o Filho de Deus veio para julgar o mundo. Mas, tudo isso não quer dizer que João era, literalmente, Elias. Quando os sacerdotes e levitas perguntaram para João: "És tu Elias? Ele disse: Não sou" (João 1:21). Ele afirmou que veio para cumprir algumas profecias do Velho Testamento, mas deixou bem claro que não era Elias.
A doutrina de reencarnação faz parte dos ensinamentos de diversas religiões, mas não se encontra nas Escrituras. A Bíblia afirma: "E, assim como aos homens está ordenado morrerem uma só vez, vindo, depois disto, o juízo...." (Hebreus 9:27). Depois da morte, vamos ser julgados por Jesus "segundo o bem ou o mal que tiver feito por meio do corpo" (2 Coríntios 5:10). Observe que ele não falou "por meio dos corpos".
Assim sendo, quando Jesus falou “Elias já veio” (Mt 17.12) e “ele é o Elias que havia de vir” (Mt 11.14), estava em suma dizendo que Elias não ressuscitara como todos esperavam, mas que João Batista desempenhara o papel de precursor do Messias, com a mesma coragem, virtude e espírito de Elias. Com estas palavras, Jesus confirmava Lucas 1.17.    Situação análoga vamos encontrar   em 1 Reis 2.15, assim: “O espírito de Elias repousa sobre Eliseu”.  Esta declaração foi proferida pouco tempo depois de Elias ter sido arrebatado ao céu num redemoinho (v.11). Pode-se interpretar de forma literal essa passagem?  Não. Não se tratava de reencarnação porque  Eliseu já possuía o seu desencarnado nele encarnado, se fosse o caso.  Os dois viveram numa mesma época. Um não podia ser encarnação do outro;  não se trata de possessão mediúnica, ou seja, Eliseu não havia incorporado o espírito de Elias,  por óbvias e irrefutáveis razões.
A prova deste conceito é que por ocasião da transfiguração de Jesus, quando apareceram Moisés e Elias  (Mt 17.3) João Batista já havia morrido, pois fora decapitado por ordem de Herodes (Mt 14.10). Ora, João era quem deveria aparecer ali, e não Elias, segundo a tese reencarnacionista. Na questão 150 do Livro dos Espíritos lê-se que a alma “tem um fluído que lhe é próprio, colhido na atmosfera de seu planeta, e que REPRESENTA A APARÊNCIA DE SUA ÚLTIMA REENCARNAÇÃO”.  Então, a última aparência daquela alma, que em determinado momento recebeu um corpo humano e se chamou Elias, seria a de João Batista.  O que significa dizer que os próprios “espíritos” de Kardec fazem coro com João Batista: ele não era Elias. O que nos dar certeza que Jesus falou por metáfora ao a firma que Elias já veio, e não o reconheceram.
Aprova que Jesus falava do ministério e não de Elias em João e não da pessoa de Elias em Joaõ é a fala do anjo:  “Pois [João Batista] será grande diante do Senhor...será cheio do Espírito Santo, já desde o ventre de sua mãe; e converterá muitos dos filhos de Israel ao Senhor seu Deus. Irá adiante dele no espírito e poder de Elias, para converter os corações dos pais aos filhos...” (Lc 1.15-17). Note que o ministério e não a reencarnação de Elias é que trata aqui.
Percebemos o que diz o fim do trecho bíblico? Jesus fala da vinda de Elias e diz que essa profecia se cumpriu, não com o Elias do Antigo Testamento que lavado ao Céu, mas com João Batista, que foi um grande profeta, semelhante ao Elias dos dias do rei Acabe.
Em vez de realmente ser Elias, a missão de João era para ser no “espírito e poder de Elias”. Jesus completou a explanação quando disse com respeito ao ministério de João: “E, se o quereis reconhecer, ele mesmo é Elias que estava para vir”. Mateus 11:14. Isso deixa muito claro que a mensagem de João era a mensagem de Elias para seu tempo, e foi dada no espírito, poder e coragem do apelo de Elias para o arrependimento. Um pouco antes de Cristo retornar uma outra mensagem de igual poder e coragem será dada para preparar o mundo para a segunda vinda de Cristo.
Para finalizar que João não era Elias está no fato escrito em João 10:41: “João, deveras, não realizou nem um único sinal”, ao passo que o profeta Elias original realizara oito sinais ou milagres. Assim sendo podemos afirmar que Elias ainda virá para realizar seus sinais que serão feito pelo ESPÍRITO SANTO na pessoa de Elias na grande tribulação.

PROFETA ENOQUE
Vamos falar um pouco de Enoque, o sétimo em linha desde Adão? Sobre ele, a Bíblia diz: “Enoque andou com o verdadeiro Deus. Depois não era mais, porque Deus o tomou.” (Gên. 5:24) Enoque, como profeta de Jeová, predisse a vinda de Deus com suas miríades de anjos para executar julgamento contra os ímpios. (Judas 14, 15) É provável que o perseguissem por causa de sua profecia. No entanto, Deus não permitiu que seus opositores matassem Enoque. Ao invés, Deus “o tomou”, evidentemente significando que Ele abreviou a vida de Enoque numa idade bem abaixo da maioria de seus contemporâneos. Parece que, como se deu no caso do corpo de Moisés, Jeová dispôs do corpo de Enoque, pois “não foi achado em parte alguma”. — Heb. 11:5; Deu. 34:5, 6; Judas 9.

A Bíblia é bem clara quando afirma como regra geral a punição que Deus prometeu caso o homem comesse da árvore do conhecimento do bem e do mal: “mas da árvore do conhecimento do bem e do mal não comerás; porque, no dia em que dela comeres, certamente morrerás” (Gênesis 2:17). Uma dessas punições foi a morte física que passou a fazer parte da vida do ser humano. Mais à frente, no Novo Testamento, Paulo também trabalha essa questão e relata claramente esse fato: “Portanto, assim como por um só homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado, a morte, assim também a morte passou a todos os homens, porque todos pecaram” (Romanos 5:12). A morte, portanto, é uma regra geral na vida de todos os pecadores, como vimos, e Elias e Enoque não passaram pela morte ainda.
SÃO ELES AS TESTEMUNHAS DO APOCALIPSE?
As interpretações sobre quem são as duas testemunhas do Apocalipse, provavelmente esta seja a mais popular entre os cristãos.O principal ponto de defesa para que as duas testemunhas sejam identificadas como sendo o profeta Elias e Enoque, diz respeito ao fato de que estes dois homens foram os únicos a estarem com Deus sem passar pela morte.
Então quem defende que eles serão as duas testemunhas, afirma que estes dois homens foram guardados para essa missão final. Será no ministério das duas testemunhas do apocalipse que eles finalmente experimentarão a morte.
No Antigo Testamento, era preciso pelo menos duas testemunhas para condenar alguém por algum crime (Deuteronômio 17:6; 19:15), e, neste caso, as duas testemunhas acusam Israel de apostasia. As imagens também remontam a uma passagem do Antigo Testamento em que Zacarias vê duas oliveiras à direita e à esquerda de um candelabro que simbolizam “os dois que são ungidos para servir ao Senhor de toda a terra” (Zacarias 4:14).
O mundo é composto de Judeus e Gentil e precisam ser acusados por dois Profetas um Gentil e outro Judeu.
As duas testemunhas são dois profetas que surgirão nos tempos do fim e farão grandes milagres. Elas testemunharão de Deus e ninguém as poderá impedir, até que venha a besta. As duas testemunhas incomodarão as nações com sua mensagem.
Depois que tiverem terminado seu trabalho, a besta do Apocalipse virá e matará as duas testemunhas. Seus corpos serão expostos em Jerusalém e as pessoas ficarão felizes, porque as testemunhas tinham causado muito tormento (Apocalipse 11:8-10). Mas depois de três dias e meio Deus os fará viver novamente e todos ficarão aterrorizados.
As duas testemunhas serão levadas para o céu numa nuvem diante dos olhos de seus inimigos (Apocalipse 11:11-12). Um terremoto abalará a cidade e 7000 pessoas morrerão. Os sobreviventes ficarão cheios de medo com esse acontecimento.
A Bíblia não diz claramente quem são as duas testemunhas. Apenas diz o que vão fazer quando forem reveladas. Provavelmente surgirão um pouco antes da besta, que as matará. Não sabemos quando isso será. Esse é um mistério que ainda não foi revelado.
Pela descrição, parece que as duas testemunhas são duas pessoas de carne e osso. Fazem sinais como os profetas do Antigo Testamento e testemunham de Jesus (Apocalipse 11:6).
Apocalipse 11:4 diz que as duas testemunhas são duas oliveiras e dois candelabros que ficam diante do Senhor. O azeite vem do fruto da oliveira e o candelabro representa a luz da presença de Deus. As duas testemunhas serão duas pessoas ungidas por Deus para testemunhar de Sua glória ao mundo. A oliveira também simboliza produtividade. O ministério das duas testemunhas terá grande impacto.
A comparação com oliveiras também tem paralelo com a profecia de Zacarias 4:1-3. Nessa visão, o profeta Zacarias viu duas oliveiras junto do candelabro do templo, fornecendo o azeite para mantê-lo aceso. Quando Zacarias perguntou ao anjo o que a visão significava, ele lhe contou que as oliveiras representavam dois homens escolhidos para servir a Deus (Zacarias 4:12-14).
Enoque e Elias são vistos como possíveis identidades das duas testemunhas porque são os dois indivíduos na história que nunca experimentaram a morte (Gênesis 5:24; 2 Reis 2:11). O fato de que nem Enoque e nem Elias morreram parece capacitá-los para a morte e ressurreição das duas testemunhas (Apocalipse 11:7-12).

MOTIVOS PARA CRER QUE AS DUAS TESTEMUNHAS SÃO ELIAS E ENOQUE
O texto que Apocalipse fala sobre eles, destaca que serão pessoas que apregoarão o juízo e o Reino do Messias.
Testemunharão à respeito de Cristo para o povo de Israel. Pregando arrependimento e para se prepararem para o Grande Dia do Senhor.
Terão poderes sobrenaturais dados pelo Senhor para desempenhar e terminar seus ministérios e propósitos divinos.
Os perfis destes homens são semelhantes no desempenho de seus ministérios enquanto estiveram aqui na terra.
E que evidencia mais ainda sobre a afirmação de serem Enoque e Elias. Vejamos abaixo o porquê.
1- As duas testemunhas serão mortas e ressuscitarão
É o primeiro ponto chave da questão sobre quem serão estes homens. Decidi começar por aqui, por justamente mostrar que estas testemunhas foram homens que ainda não morreram, mas passarão pela morte.
No capítulo 11:7, narra o fato, e no versículo 11 ocorre a ressurreição de ambos.
Aprendemos na Palavra de Deus, que ao homem é destinado morrer uma só vez, e que após a morte segue-se o juízo. Hebreus 9:27
Vemos aqui, que estas pessoas que aparecerão no período da Grande Tribulação, últimos 42 meses, serão mortas.
Sendo assim, elas não passaram pela morte. E os únicos que não passaram pela morte segundo a Palavra de Deus, foi Enoque e Elias.
Pois todos os mortos em Cristo e os santos fiéis, serão ressuscitados no momento do arrebatamento, onde ocorrerá a Primeira Ressurreição.
Após 3 dias ressuscitarão. Onde serão recolhidas para o céu diante dos olhos de seus inimigos. Ap 11:12
2- Moisés morreu no monte
Em Deuteronômio 34:5, narra o momento da morte de Moisés no monte Nebo, ao qual o Senhor o ordenou que fosse para lá morrer. Dt 32:48-52
Ainda no capítulo 34:6 mostra que o próprio Deus sepultou Moisés, o qual morreu na idade de 120 anos.
“Este o sepultou num vale, na terra de Moabe, defronte de Bete-Peor, e ninguém tem sabido até hoje a sua sepultura.”
Entre os maiores profetas que Israel teve, entre eles Elias, Isaías, Jeremias… Moisés foi o maior profeta que Israel teve, só não foi maior que Jesus Cristo.
Por isso o Senhor ocultou o seu corpo. Devido à idolatria e apostasia do povo, poderiam com o tempo reverenciar o seu túmulo bem como idolatrá-lo.
Ainda houve um episódio destacado em Judas 1:9, onde o diabo reivindica o corpo de Moisés após a sua morte, por isso o motivo da contenda entre o arcanjo Miguel e Satanás.
Vindo este arcanjo pronunciar para o diabo: “o Senhor te repreenda”…
3- Os motivos de ser Enoque uma das Testemunhas
Enoque foi um homem que não viu a morte. Este após andar com o Senhor não foi visto mais entre os homens, porquanto Deus o tomara para si. Gn 5:24
Outra passagem no Novo Testamento que fala sobre sua vida e translado vivo para o céu, está em Hebreus 11:5.
“Pela fé Enoque foi trasladado para não ver a morte, e não foi achado, porque Deus o trasladara; visto como antes da sua trasladação alcançou testemunho de que agradara a Deus.”
Assim como Elias, Enoque profetizou sobre o juízo, veja em Judas 1:14,15
“E destes profetizou também Enoque, o sétimo depois de Adão, dizendo: Eis que é vindo o Senhor com milhares de seus santos;
Para fazer juízo contra todos e condenar dentre eles todos os ímpios, por todas as suas obras de impiedade, que impiamente cometeram, e por todas as duras palavras que ímpios pecadores disseram contra ele.”
4- Elias, a testemunha mais certa e sem sombras de dúvidas
O profetas Elias é o único que foi profetizado à respeito da justiça, juízo e preparação para a Segunda vinda de Cristo e a restauração do reino de Israel.
Ele é citado pelo profeta Malaquias, a profecia se trata dos últimos dias antes do terrível e Grande Dia do Senhor. Ml 4:5-6
A referência bíblica: 2 Rs 2, nos provam que Elias não morreu, e Deus o tomou para si através de um carro de fogo, e não foi visto mais entre os homens.
5- As semelhanças dos ministérios de Elias e Enoque
Os dois apregoaram juízo para o povo em suas épocas distintas em que viveram. Foram para o céu sem passar pela morte.
Ambos ainda não morreram, e para cumprir o que está em Hebreus 9:27, “ao homem está destinado morrer somente uma vez, vindo após isso o juízo.”
Eles precisam viver o juízo, que é no caso deles, a salvação, a vida eterna. E para que sejam achados salvos e corpo glorificados para sempre, precisam assim morrer!
Se eles houvessem sido transladados em um corpo imortal e glorificado, teriam sido as primícias da ressurreição, e não Cristo, como está escrito em 1 Coríntios 15:20-23
“Mas de fato Cristo ressuscitou dentre os mortos, e foi feito as primícias dos que dormem.
Porque assim como a morte veio por um homem, também a ressurreição dos mortos veio por um homem.
Porque, assim como todos morrem em Adão, assim também todos serão vivificados em Cristo.
Mas cada um por sua ordem: Cristo as primícias, depois os que são de Cristo, na sua vinda.”
Por isso morrerão, e logo após ressuscitarão. Pondo assim fim aos seus ministérios, que começou desde quando nasceram e cumprindo-se as Escrituras na vida deles.
No mesmo capítulo, nos versículos de 51 à 58, nos ensina que o corpo mortal precisa ser revestido da imortalidade, assim, como o que é corruptível, da incorruptibilidade.
Pois são homens, aos quais o mundo não foi dignos de tê-los vivendo aqui, pois eram santos, homens de Deus! Hebreus 11:38a

CONTINUA 



Leia também  A CURA PARA AS DOENÇAS

José Alfinyahu, Teólogo, Parapsicólogo, Psicanalista, Professor, Th.M em bíblia e Th.D em Teologia Sistemática.

Declaração de Direitos Autorais
O conteúdo em nosso site é produzido por Instituto Bíblico Cristão, e pertence por direito ao autor, publicador e/IBC.org. Se você gostou desse artigo, encorajamos você a distribuí-lo, desde que concorde com a política de copyright de IBC.org. e inclua essa nota.


                             CURSO DE PSICANÁLISE 



CENTRO DE ESTUDOS AVANÇADOS EM TEOLOGIA, PARAPSICOLOGIA E PSICANÁLISE


CURSO DE PARAPSICOLOGIA 


ESTUDE CONOSCO

SEJA BACHAREL EM TEOLOGIA
FORMANDO CIDADÃO PARA UMA SOCIEDADE MELHOR
Com o fim de Habilitar ao Senhor um povo Entendido. Lucas 1:17.


CURSO DE FORMAÇÃO EM PSICANÁLISE 
NA PROMOÇÃO


CURSO BÁSICO EM TEOLOGIA A DISTÂNCIA
BÁSICO EM TEOLOGIA 


ESTUDE TEOLOGIA 
SEJA BACHAREL EM TEOLOGIA
SEJA BACHAREL EM TEOLOGIA
SEJA BACHAREL EM TEOLOGIA




DOAÇÃO VIA INTERNET
Caso queira fazer doação de qualquer valor para nos ajudar, via internet, utilizando cartões de crédito, débito o boleto bancário, clique no botão de “doação” abaixo. Utilizamos os serviços do PagSeguro Uol. É rápido e seguro.


AO DOAR GANHE UM BRINDE


         OBRIGADO por Ajudar nosso TRABALHO Social. SUA DOAÇÃO ajudará MUITAS PESSOAS SEREM Alcançadas e SOCORRIDAS. Ao DOAR qualquer valor VOCÊ GANHA TOTALMENTE GRÁTIS à ENCICLOPÉDIA DE BÍBLIA, TEOLOGIA E FILOSOFIA: 
6 VOLUMES de Russell Norman Champlin. Em mídia digital
Que enviaremos para seu E-mail assim que com firmamos sua doação.


PARTICIPE e GANHE!

PARA CONTRIBUIR COM QUALQUER VALOR CLIQUE EM DOAR 
AQUI EM BAIXO





OBRIGADO PELA SUA DOAÇÃO

 QUE O ETERNO TE ABENÇOE.

 SHALOM ADONAY