Ora, ninguém subiu ao céu, senão o que desceu do céu, o Filho do homem,
que está no céu. (João 3:13)
De acordo com a Bíblia, Enoque e Elias são as duas únicas pessoas que Deus levou ao céu sem morrerem. Gênesis 5:24 nos diz: "Andou Enoque com Deus e já não era, porque Deus o tomou para si." Segundo Reis 2:11 nos diz: "... eis que um carro de fogo, com cavalos de fogo, os separou um do outro; e Elias subiu ao céu num redemoinho." Enoque é descrito como um homem que "Andou com Deus por trezentos anos" (Gênesis 5:23). Elias foi, talvez, o mais poderoso dos profetas de Deus no Antigo Testamento. Há também profecias sobre o retorno de Elias (Malaquias 4:5-6).
Conforme sabemos, os dois viveram e foram profetas. E segundo os
relatos bíblicos; Além de Elias apenas uma pessoa foi levada para o céu sem
morrer - Enoque (Gen.5:21-24 ; Heb.11:5). Assim sendo, uma vez que nunca
morreram, eles ainda podem sofrer a morte de (Apoc11v.7).
A questão que fica é: Elias e
Enoque voltaram a terra? Em (João 3.13) como sabemos, está escrito que "ninguém subiu ao céu senão aquele que
desceu do céu, o filho do Homem que está no céu". A Bíblia diz que os
mortos ressuscitaram no dia da ressurreição, então Elias e Enoque foram
privilegiados?
PROFETA ELIAS
Alguns acham que Elias e Enoque vão voltar à terra para morrer e ressuscitar no dia dá ressurreição, e alguns alegam que eles serão as duas testemunhas do (Apocalipse 11) mas não temos argumentos bíblicos suficientes para confirmarmos isso. As duas testemunhas terão poderes semelhantes ao Elias e Moisés (Apocalipse 11.5-6) mas, não diz que serão eles. Se Elias tiver que vir a terra para morrer, então Enoque também teria que vir, pois, ele também não morreu (Gênesis 5.24).
Entretanto, em (Malaquias 4.5)
diz: "Eu vos envio o profeta Elias
antes que venha o dia Grande e terrível do Senhor". Aqui faz
referência a João Batista que viria na mesma virtude e poder do Profeta Elias
(Lucas 1.17) "e irá adiante dele no
espírito e virtude de Elias..."
Mas João Batista não era Elias, ele mesmo confessou isto quando lhe
perguntaram: "És tu Elias? Ele
disse: não sou" (João 1.21). Assim sendo, Elias não veio ainda e com
certeza ele tem que vim para se cumprir a profecia do profeta Malaquias que
diz: Eu vos envio o profeta Elias antes
que venha o dia Grande e terrível do Senhor.
Porém, segundo Mt 17,10-13 Elias
já veio, e não o reconheceram como está escrito:
Os discípulos perguntaram a
Jesus: “Por que os escribas dizem que primeiro deve vir Elias?” Ele respondeu:
“Sim, Elias vem; e porá tudo em ordem. E eu vos digo mais: Elias já veio, e não
o reconheceram. Pelo contrário, fizeram com ele tudo o que quiseram. Assim também
o Filho do Homem será maltratado por eles”. Então os discípulos compreenderam
que ele lhes havia falado de João Batista.
E agora?
A profecia de Malaquias é
importante, porque mostra que Deus enviaria um mensageiro antes que venha o dia Grande e terrível do Senhor. Mas, algumas
pessoas dizem que João Batista era Elias reencarnado. Vamos ver a resposta da
Bíblia a essa noção.
Devemos distinguir entre o
sentido simbólico da profecia e a afirmação literal que o próprio João fez em
outro lugar. João agiu do mesmo modo de Elias. Usava roupas de pêlos (Marcos
1:6; 2 Reis 1:8) e morava nos lugares desertos e afastados (Mateus 3:1; 1 Reis
17:2-6). Elias introduziu uma nova época de profecia, em que Deus julgou o povo
rebelde e desobediente. João, também, introduziu uma época de nova revelação,
em que o Filho de Deus veio para julgar o mundo. Mas, tudo isso não quer dizer
que João era, literalmente, Elias. Quando os sacerdotes e levitas perguntaram
para João: "És tu Elias? Ele disse: Não
sou" (João 1:21). Ele afirmou que veio para cumprir algumas profecias
do Velho Testamento, mas deixou bem claro que não era Elias.
A doutrina de reencarnação faz
parte dos ensinamentos de diversas religiões, mas não se encontra nas
Escrituras. A Bíblia afirma: "E,
assim como aos homens está ordenado morrerem uma só vez, vindo, depois disto, o
juízo...." (Hebreus 9:27). Depois da morte, vamos ser julgados por
Jesus "segundo o bem ou o mal que tiver feito por meio do corpo" (2
Coríntios 5:10). Observe que ele não falou "por meio dos corpos".
Assim sendo, quando Jesus falou
“Elias já veio” (Mt 17.12) e “ele é o Elias que havia de vir” (Mt 11.14),
estava em suma dizendo que Elias não ressuscitara como todos esperavam, mas que
João Batista desempenhara o papel de precursor do Messias, com a mesma coragem,
virtude e espírito de Elias. Com estas palavras, Jesus confirmava Lucas
1.17. Situação análoga vamos
encontrar em 1 Reis 2.15, assim: “O espírito
de Elias repousa sobre Eliseu”. Esta
declaração foi proferida pouco tempo depois de Elias ter sido arrebatado ao céu
num redemoinho (v.11). Pode-se interpretar de forma literal essa passagem? Não. Não se tratava de reencarnação
porque Eliseu já possuía o seu
desencarnado nele encarnado, se fosse o caso.
Os dois viveram numa mesma época. Um não podia ser encarnação do
outro; não se trata de possessão
mediúnica, ou seja, Eliseu não havia incorporado o espírito de Elias, por óbvias e irrefutáveis razões.
A prova deste conceito é que por
ocasião da transfiguração de Jesus, quando apareceram Moisés e Elias (Mt 17.3) João Batista já havia morrido, pois
fora decapitado por ordem de Herodes (Mt 14.10). Ora, João era quem deveria
aparecer ali, e não Elias, segundo a tese reencarnacionista. Na questão 150 do
Livro dos Espíritos lê-se que a alma “tem um fluído que lhe é próprio, colhido
na atmosfera de seu planeta, e que REPRESENTA A APARÊNCIA DE SUA ÚLTIMA
REENCARNAÇÃO”. Então, a última aparência
daquela alma, que em determinado momento recebeu um corpo humano e se chamou
Elias, seria a de João Batista. O que
significa dizer que os próprios “espíritos” de Kardec fazem coro com João
Batista: ele não era Elias. O que nos dar certeza que Jesus falou por metáfora
ao a firma que Elias já veio, e não o
reconheceram.
Aprova que Jesus falava do
ministério e não de Elias em João e não da pessoa de Elias em Joaõ é a fala do
anjo: “Pois [João Batista] será grande
diante do Senhor...será cheio do Espírito Santo, já desde o ventre de sua mãe;
e converterá muitos dos filhos de Israel ao Senhor seu Deus. Irá adiante dele
no espírito e poder de Elias, para converter os corações dos pais aos
filhos...” (Lc 1.15-17). Note que o ministério e não a reencarnação de Elias é
que trata aqui.
Percebemos o que diz o fim do
trecho bíblico? Jesus fala da vinda de Elias e diz que essa profecia se
cumpriu, não com o Elias do Antigo Testamento que lavado ao Céu, mas com João
Batista, que foi um grande profeta, semelhante ao Elias dos dias do rei Acabe.
Em vez de realmente ser Elias, a
missão de João era para ser no “espírito e poder de Elias”. Jesus completou a
explanação quando disse com respeito ao ministério de João: “E, se o quereis
reconhecer, ele mesmo é Elias que estava para vir”. Mateus 11:14. Isso deixa
muito claro que a mensagem de João era a mensagem de Elias para seu tempo, e
foi dada no espírito, poder e coragem do apelo de Elias para o arrependimento.
Um pouco antes de Cristo retornar uma outra mensagem de igual poder e coragem
será dada para preparar o mundo para a segunda vinda de Cristo.
Para finalizar que João não era
Elias está no fato escrito em João 10:41: “João, deveras, não realizou nem um
único sinal”, ao passo que o profeta Elias original realizara oito sinais ou
milagres. Assim sendo podemos afirmar que Elias ainda virá para realizar seus
sinais que serão feito pelo ESPÍRITO SANTO na pessoa de Elias na grande
tribulação.
Vamos falar um pouco de Enoque, o sétimo em
linha desde Adão? Sobre ele, a Bíblia diz: “Enoque andou com o verdadeiro Deus.
Depois não era mais, porque Deus o tomou.” (Gên. 5:24) Enoque, como profeta de
Jeová, predisse a vinda de Deus com suas miríades de anjos para executar
julgamento contra os ímpios. (Judas 14, 15) É provável que o perseguissem por
causa de sua profecia. No entanto, Deus não permitiu que seus opositores
matassem Enoque. Ao invés, Deus “o tomou”, evidentemente significando que Ele
abreviou a vida de Enoque numa idade bem abaixo da maioria de seus
contemporâneos. Parece que, como se deu no caso do corpo de Moisés, Jeová
dispôs do corpo de Enoque, pois “não foi achado em parte alguma”. — Heb. 11:5;
Deu. 34:5, 6; Judas 9.
A Bíblia é bem clara quando
afirma como regra geral a punição que Deus prometeu caso o homem comesse da
árvore do conhecimento do bem e do mal: “mas da árvore do conhecimento do bem e
do mal não comerás; porque, no dia em que dela comeres, certamente morrerás”
(Gênesis 2:17). Uma dessas punições foi a morte física que passou a fazer parte
da vida do ser humano. Mais à frente, no Novo Testamento, Paulo também trabalha
essa questão e relata claramente esse fato: “Portanto, assim como por um só
homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado, a morte, assim também a morte
passou a todos os homens, porque todos pecaram” (Romanos 5:12). A morte,
portanto, é uma regra geral na vida de todos os pecadores, como vimos, e Elias
e Enoque não passaram pela morte ainda.
SÃO ELES AS TESTEMUNHAS DO APOCALIPSE?
As interpretações sobre quem são
as duas testemunhas do Apocalipse, provavelmente esta seja a mais popular entre
os cristãos.O principal ponto de defesa para que as duas testemunhas sejam
identificadas como sendo o profeta Elias e Enoque, diz respeito ao fato de que
estes dois homens foram os únicos a estarem com Deus sem passar pela morte.
Então quem defende que eles serão
as duas testemunhas, afirma que estes dois homens foram guardados para essa
missão final. Será no ministério das duas testemunhas do apocalipse que eles
finalmente experimentarão a morte.
No Antigo Testamento, era preciso
pelo menos duas testemunhas para condenar alguém por algum crime (Deuteronômio
17:6; 19:15), e, neste caso, as duas testemunhas acusam Israel de apostasia. As
imagens também remontam a uma passagem do Antigo Testamento em que Zacarias vê
duas oliveiras à direita e à esquerda de um candelabro que simbolizam “os dois
que são ungidos para servir ao Senhor de toda a terra” (Zacarias 4:14).
O mundo é composto de Judeus e
Gentil e precisam ser acusados por dois Profetas um Gentil e outro Judeu.
As duas testemunhas são dois
profetas que surgirão nos tempos do fim e farão grandes milagres. Elas
testemunharão de Deus e ninguém as poderá impedir, até que venha a besta. As
duas testemunhas incomodarão as nações com sua mensagem.
Depois que tiverem terminado seu
trabalho, a besta do Apocalipse virá e matará as duas testemunhas. Seus corpos
serão expostos em Jerusalém e as pessoas ficarão felizes, porque as testemunhas
tinham causado muito tormento (Apocalipse 11:8-10). Mas depois de três dias e
meio Deus os fará viver novamente e todos ficarão aterrorizados.
As duas testemunhas serão levadas
para o céu numa nuvem diante dos olhos de seus inimigos (Apocalipse 11:11-12).
Um terremoto abalará a cidade e 7000 pessoas morrerão. Os sobreviventes ficarão
cheios de medo com esse acontecimento.
A Bíblia não diz claramente quem
são as duas testemunhas. Apenas diz o que vão fazer quando forem reveladas.
Provavelmente surgirão um pouco antes da besta, que as matará. Não sabemos
quando isso será. Esse é um mistério que ainda não foi revelado.
Pela descrição, parece que as
duas testemunhas são duas pessoas de carne e osso. Fazem sinais como os
profetas do Antigo Testamento e testemunham de Jesus (Apocalipse 11:6).
Apocalipse 11:4 diz que as duas
testemunhas são duas oliveiras e dois candelabros que ficam diante do Senhor. O
azeite vem do fruto da oliveira e o candelabro representa a luz da presença de
Deus. As duas testemunhas serão duas pessoas ungidas por Deus para testemunhar
de Sua glória ao mundo. A oliveira também simboliza produtividade. O ministério
das duas testemunhas terá grande impacto.
A comparação com oliveiras também
tem paralelo com a profecia de Zacarias 4:1-3. Nessa visão, o profeta Zacarias
viu duas oliveiras junto do candelabro do templo, fornecendo o azeite para
mantê-lo aceso. Quando Zacarias perguntou ao anjo o que a visão significava,
ele lhe contou que as oliveiras representavam dois homens escolhidos para
servir a Deus (Zacarias 4:12-14).
Enoque e Elias são vistos como
possíveis identidades das duas testemunhas porque são os dois indivíduos na
história que nunca experimentaram a morte (Gênesis 5:24; 2 Reis 2:11). O fato
de que nem Enoque e nem Elias morreram parece capacitá-los para a morte e
ressurreição das duas testemunhas (Apocalipse 11:7-12).
MOTIVOS PARA CRER QUE AS DUAS TESTEMUNHAS SÃO ELIAS E ENOQUE
O texto que Apocalipse fala sobre
eles, destaca que serão pessoas que apregoarão o juízo e o Reino do Messias.
Testemunharão à respeito de
Cristo para o povo de Israel. Pregando arrependimento e para se prepararem para
o Grande Dia do Senhor.
Terão poderes sobrenaturais dados
pelo Senhor para desempenhar e terminar seus ministérios e propósitos divinos.
Os perfis destes homens são
semelhantes no desempenho de seus ministérios enquanto estiveram aqui na terra.
E que evidencia mais ainda sobre
a afirmação de serem Enoque e Elias. Vejamos abaixo o porquê.
1- As duas testemunhas serão mortas e ressuscitarão
É o primeiro ponto chave da
questão sobre quem serão estes homens. Decidi começar por aqui, por justamente
mostrar que estas testemunhas foram homens que ainda não morreram, mas passarão
pela morte.
No capítulo 11:7, narra o fato, e
no versículo 11 ocorre a ressurreição de ambos.
Aprendemos na Palavra de Deus,
que ao homem é destinado morrer uma só vez, e que após a morte segue-se o
juízo. Hebreus 9:27
Vemos aqui, que estas pessoas que
aparecerão no período da Grande Tribulação, últimos 42 meses, serão mortas.
Sendo assim, elas não passaram
pela morte. E os únicos que não passaram pela morte segundo a Palavra de Deus,
foi Enoque e Elias.
Pois todos os mortos em Cristo e
os santos fiéis, serão ressuscitados no momento do arrebatamento, onde ocorrerá
a Primeira Ressurreição.
Após 3 dias ressuscitarão. Onde
serão recolhidas para o céu diante dos olhos de seus inimigos. Ap 11:12
2- Moisés morreu no monte
Em Deuteronômio 34:5, narra o
momento da morte de Moisés no monte Nebo, ao qual o Senhor o ordenou que fosse
para lá morrer. Dt 32:48-52
Ainda no capítulo 34:6 mostra que
o próprio Deus sepultou Moisés, o qual morreu na idade de 120 anos.
“Este o sepultou num vale, na
terra de Moabe, defronte de Bete-Peor, e ninguém tem sabido até hoje a sua
sepultura.”
Entre os maiores profetas que
Israel teve, entre eles Elias, Isaías, Jeremias… Moisés foi o maior profeta que
Israel teve, só não foi maior que Jesus Cristo.
Por isso o Senhor ocultou o seu
corpo. Devido à idolatria e apostasia do povo, poderiam com o tempo reverenciar
o seu túmulo bem como idolatrá-lo.
Ainda houve um episódio destacado
em Judas 1:9, onde o diabo reivindica o corpo de Moisés após a sua morte, por
isso o motivo da contenda entre o arcanjo Miguel e Satanás.
Vindo este arcanjo pronunciar
para o diabo: “o Senhor te repreenda”…
3- Os motivos de ser Enoque uma das Testemunhas
Enoque foi um homem que não viu a
morte. Este após andar com o Senhor não foi visto mais entre os homens,
porquanto Deus o tomara para si. Gn 5:24
Outra passagem no Novo Testamento
que fala sobre sua vida e translado vivo para o céu, está em Hebreus 11:5.
“Pela fé Enoque foi trasladado
para não ver a morte, e não foi achado, porque Deus o trasladara; visto como
antes da sua trasladação alcançou testemunho de que agradara a Deus.”
Assim como Elias, Enoque
profetizou sobre o juízo, veja em Judas 1:14,15
“E destes profetizou também
Enoque, o sétimo depois de Adão, dizendo: Eis que é vindo o Senhor com milhares
de seus santos;
Para fazer juízo contra todos e
condenar dentre eles todos os ímpios, por todas as suas obras de impiedade, que
impiamente cometeram, e por todas as duras palavras que ímpios pecadores
disseram contra ele.”
4- Elias, a testemunha mais certa e sem sombras de dúvidas
O profetas Elias é o único que
foi profetizado à respeito da justiça, juízo e preparação para a Segunda vinda
de Cristo e a restauração do reino de Israel.
Ele é citado pelo profeta
Malaquias, a profecia se trata dos últimos dias antes do terrível e Grande Dia
do Senhor. Ml 4:5-6
A referência bíblica: 2 Rs 2, nos
provam que Elias não morreu, e Deus o tomou para si através de um carro de
fogo, e não foi visto mais entre os homens.
5- As semelhanças dos ministérios de Elias e Enoque
Os dois apregoaram juízo para o
povo em suas épocas distintas em que viveram. Foram para o céu sem passar pela
morte.
Ambos ainda não morreram, e para
cumprir o que está em Hebreus 9:27, “ao homem está destinado morrer somente uma
vez, vindo após isso o juízo.”
Eles precisam viver o juízo, que
é no caso deles, a salvação, a vida eterna. E para que sejam achados salvos e
corpo glorificados para sempre, precisam assim morrer!
Se eles houvessem sido
transladados em um corpo imortal e glorificado, teriam sido as primícias da
ressurreição, e não Cristo, como está escrito em 1 Coríntios 15:20-23
“Mas de fato Cristo ressuscitou
dentre os mortos, e foi feito as primícias dos que dormem.
Porque assim como a morte veio
por um homem, também a ressurreição dos mortos veio por um homem.
Porque, assim como todos morrem
em Adão, assim também todos serão vivificados em Cristo.
Mas cada um por sua ordem: Cristo
as primícias, depois os que são de Cristo, na sua vinda.”
Por isso morrerão, e logo após
ressuscitarão. Pondo assim fim aos seus ministérios, que começou desde quando
nasceram e cumprindo-se as Escrituras na vida deles.
No mesmo capítulo, nos versículos
de 51 à 58, nos ensina que o corpo mortal precisa ser revestido da
imortalidade, assim, como o que é corruptível, da incorruptibilidade.
Pois são homens, aos quais o
mundo não foi dignos de tê-los vivendo aqui, pois eram santos, homens de Deus!
Hebreus 11:38a
CONTINUA
José Alfinyahu, Teólogo, Parapsicólogo, Psicanalista, Professor, Th.M em bíblia e Th.D em Teologia Sistemática.
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