Assembléia de Deus Missão Brasil: FORNICAÇÃO SUA ORIGEM E SIGNIFICADO

quinta-feira, 20 de julho de 2023

FORNICAÇÃO SUA ORIGEM E SIGNIFICADO

 Para começa surge a questão o que é fornicação. Segundo dicionário da língua portuguesa fornicação é substantivo feminino que significa ato de fornicar; prática sexual, coito, esp. com prostitutas.

Segundo a Religião a fornicação é ato sexual que não é entre cônjuges; o pecado da luxúria; pecado da carne.

 Entretanto etimologicamente fornicação vem do latim fornicatĭo,ōnis 'ação de abobadar, construir em arco; fornicação'. 

Assim sendo, o termo originalmente nada tem haver com as definições e conceitos atuais para fornicação. Porque, a etimologia nos diz que este termo é de fato um ato de construí um arco ou melhor dizer formicação é uma abobadar, ou uma ponte com vários arcos com podemos ver na foto abaixo.


  

Olhando para esta imagem surge a questão onde está a fornicação como praticar sexual?

Fornicar é um verbo engraçado. Nós o conhecemos e sabemos o que significa, mas não o usamos. No cotidiano, ninguém falaria algo como “nossa, você sabia que o vizinho manifestou desejo em fornicar comigo?”. Que absurdo... Sim, ‘fornicar’ é uma palavra engraçada, mas mais engraçada é a sua etimologia como descrevemos apouco.

Podemos dizer sem sombra duvidas que fornicar’ tem origem arquitetônica. Na Roma Antiga, as estruturas em forma de arco que sustentavam pontes, galerias e portões eram chamadas de ‘fornix’. Era sob os fórnix que as meretrizes sem local adequado para desempenhar seu trabalho ficavam.

O verbo ‘fornicare’, inicialmente, significava cobrir com uma abóbada, um arco, um fórnix. Se um romano dissesse “o salão está quase pronto, só falta fornicar” não seria mal interpretado.


Isso porque ele estaria falando de uma arquitetura como podemos ver nesta imagem. Na verdade o termo com passar do tempo sofreu mudanças devido o uso do local pelas damas que atuavam na fórnix, por isso, passaram a ser chamadas ‘fornicatrix’ (fornicária), um nome parecido com o ‘meretrix’, e fórnix passou a ser tanto a cúpula quanto a cópula. [Ah... O jogo de palavras! ]

‘Fornicare’ passou a significar ‘manter relação sexual ilegítima’, já que o coito não era com a própria esposa. Coitada... Inclusive, muitas traduções antigas da Bíblia apresentavam o sétimo dos Dez Mandamentos (Deuteronômio 5:18) como “Não fornicarás”. Aqui, tomava-se o sentido do adultério.

O ‘fornix’ sexual apareceu em português como fornício ou fornízio. Se o fornício resultasse numa gravidez, o filho da meretriz era pejorativamente chamado de fornizinho, um xingamento do XVII equivalente ao FDP atual. Hoje, fornízio, fornício e fornizinho são palavras obsoletas.

Quando analisamos a palavra fornicação na Bíblia, vemos que ela define este termo como todo o tipo de prática sexual condenada por Deus. Deus criou o sexo para ser feito entre um homem e uma mulher dentro do casamento, como uma forma especial de união e para poder produzir filhos. Todo o ato sexual que desvia dessa norma é fornicação.

Fornicação é uma tradução da palavra grega porneia, que é traduzida também por imoralidade sexual ou prostituição. No Novo Testamento significa qualquer prática sexual errada. Fornicação inclui adultério, lascívia, prostituição, homossexualidade, bestialidade, incesto e qualquer outra perversão sexual.

Na Bíblia, a fornicação é usada algumas vezes como metáfora para a idolatria. Quem adora outros deuses é como quem fornica: fica impuro. Idolatria é quebrar o compromisso de fidelidade que temos com Deus, nos dedicando apenas a Ele (Oséias 4:12). Deus não partilha nossa adoração com deuses falsos, tal como um marido não partilha sua esposa com outros homens. Mas Deus está sempre pronto a nos perdoar se queremos voltar a ter um relacionamento puro com Ele.

A Bíblia nos avisa a fugir da fornicação, ou imoralidade sexual. Nossos corpos são coisas maravilhosas criadas por Deus, que devemos manter puros. O corpo do crente é um templo de Deus, porque o Espírito Santo mora dentro de nós (1 Coríntios 6:18-20). Cometer fornicação é um insulto contra Deus.

entretanto quando analisamos este termo sem o vínculo com a prostituição, percebemos que ‘fornix’ adentrou à terminologia da Anatomia Humana. Fórnix (ou fórnice) é o nome de várias estruturas abauladas do nosso corpo, que lembrariam a envergadura dos arcos romanos.

Na cabeça, abaixo do corpo caloso, o fórnix cerebral une o hipocampo aos corpos mamilares. No olho, o fórnix da conjuntiva liga a pálpebra ao globo ocular. É no fórnix da faringe que aparece o problema da adenoide.

A região de encontro entre o canal vaginal e o colo uterino também se chama fórnix. É ali no fórnix vaginal que o contraceptivo diafragma fica encaixado para impedir a passagem dos espermatozoides para o útero.

Em resumo podemos dizer que o termo quando analisado sem pensar no ‘fornix’  como pecado! podemos ver que por mais não queiramos ou não o fórnix não sai de nossas linguagem, também da garganta, dos olhos e da vagina, ou ainda, da copulação fora do casamento e adultério.


José Alfinyahu
Teólogo, Parapsicólogo, Psicanalista, Professor, Analista Comportamental, Th.M em bíblia e Th.D em Teologia Sistemática.

Declaração de Direitos Autorais
O conteúdo em nosso site é produzido por Instituto Bíblico Cristão, e pertence por direito ao autor, publicador e/IBC.org. Se você gostou desse artigo, encorajamos você a distribuí-lo, desde que concorde com a política de copyright de IBC.org. e inclua essa nota.

Referências:

‘Novo diccionário da língua portuguesa’, por Cândido de Figueiredo (1913); e ‘Eponímia: glossário de termos epônimos em Anatomia’, por Geraldo Fernandes (1999).


Nenhum comentário:

Postar um comentário