Assembléia de Deus Missão Brasil: O MINISTÉRIO APOSTÓLICO DOS DIAS ATUAIS

sexta-feira, 12 de junho de 2015

O MINISTÉRIO APOSTÓLICO DOS DIAS ATUAIS

O MINISTÉRIO APOSTÓLICO DOS DIAS ATUAIS

O MINISTÉRIO APOSTÓLICO DOS DIAS ATUAIS
O MINISTÉRIO APOSTÓLICO DOS DIAS ATUAIS

E ele mesmo deu uns para apóstolos, e outros para profetas, e outros para evangelistas, e outros para pastores e doutores. Efésios. 4:11.

O MINISTÉRIO ECLESIÁSTICO
O termo "ministério eclesiástico" nos dias atuais tem um significado genérico é considerado por alguns como apenas uma sombra do descrito no Novo Testamento. Para outros, a linguagem eclesial, durante séculos, tinha reservado o prazo do papel especial dos consagrados a exercerem o ministério na igreja.
Existem muitas dúvidas e questionamentos sobre esse assunto. Isso obviamente levanta a questão: haverá base bíblica para se ordenar apóstolos nos dias de hoje? É bíblico que haja um ministério apostólico?
Como nós descrevemos no estudo há apóstolos nos dias hoje, há dois sentidos básicos para o termo “apóstolo”. O primeiro abrange uma forma mais ampla, do termo que se refere a qualquer pessoa que seja um enviado de Deus através da Igreja para uma obra específica, seja de liderança ou não. Fl. 2:25. Esse significado provém da correlação entre o substantivo “apóstolo” do grego ἀπόστολος e esse verbo em grego que significa “enviar”, ou seja ἀποστέλλω. No sentido mais amplo, não há dificuldade em se aceitar que qualquer pessoa pode ser um apóstolo de Deus. Qualquer pessoa pode ser enviada, por exemplo, para o trabalho missionário, e, nesse sentido amplo, ainda há apóstolos hoje e por sua vez um ministério apostólico.
Há os que dizem não haver base bíblica para se ter um ministério apostólico nos dias de hoje porque, porque, no Novo Testamento o sentido mais comum do termo “apóstolo” é o restrito. Essa restrição é só aplicável aos 12 escolhidos por Jesus e a Paulo.
Eles definem um sistema de regras que diz:
A) O apóstolo tinha de ter recebido sua comissão apostólica diretamente de Jesus. Lucas 6:13-16; cf. Mt. 10:1-7; Mc. 3:14.
B) O apóstolo tinha de ser testemunha ocular de Jesus ressurreto.
Entretanto, há uma contradição ao se aplicar uma exceção ao Apostolo Paulo. Na verdade os que defendem o fim do ministério apostólico usam dois peso e duas medidas para fazerem seu julgamento, porque Paulo não foi testemunha ocular de Jesus ressurreto o que ele viu foi uma visão já que Jesus havia ascendido para os céus, como está escrito: E, quando dizia isto, vendo-o eles, foi elevado às alturas, e uma nuvem o recebeu, ocultando-o a seus olhos. Atos 1:9.
Aprova que Paulo teve uma visão de Jesus ressurreto está em Atos dos Apóstolo 9:1-9.
Note que o texto diz apenas que os homens que estavam com Saulo não viram a Jesus, só ouviram a Sua voz (v. 7). Porém, não diz que Saulo não O viu. Diz apenas que depois disso ele não viu mais nada, precisando, então, ser pego pela mão e conduzido até Damasco pelos outros homens que estavam com ele (v. 8).
Fica claro, então, o que aconteceu: Saulo, ao ver a glória do Senhor, perdeu a visão e, quando se levantou do chão, já não conseguia ver mais nada (v. 8), ficando três dias assim, sem poder enxergar (v. 9).
Assim sendo, quando em 1 Coríntios 9:1, Saulo diz: Não sou livre? Não sou apóstolo? Não vi Jesus, nosso Senhor? Não são vocês resultado do meu trabalho no Senhor?, O que demonstra que ele realmente viu o Senhor Jesus, mas em uma visão e não corporalmente, a prova está no fato dos outros que estavam com ele não terem visto Jesus ressurreto. Como está escrito; Os homens que viajavam com Saulo pararam emudecidos; ouviam a voz mas não viam ninguém. Atos 9:7. Assim sendo, podemos concluir que Paulo viu Jesus, mas em uma visão o que o desqualifica como um apóstolo segundo as prerrogativas Bíblicas para ser considerado um apóstolo.
Estas regras que foram criadas pelos que negam o ministério Apostólico, diz ainda que para ser um Apóstolo é necessário que candidato tenha recebido sua comissão apostólica diretamente de Jesus. Lucas 6:13-16; cf. Mt. 10:1-7; Mc. 3:14.
Entretanto, quando vamos aplicar estas regras a Paulo podemos observar que ele não recebeu seu apostolado diretamente do ministério terreno de Jesus. Mas, foi alcançado pelo ministério apostólico estabelecido pelo Espírito Santo de Deus.
Como podemos vê, Jesus apareceu em visão a Ananias e lhe pediu que fosse até a casa de Judas, na Rua Direita, um homem de Tarso, chamado Saulo, que estava orando e havia tido uma visão de que um homem chamado Ananias estava impondo-lhe as mãos para que voltasse a ver. Atos 9:11-12.
Ao chegar à casa de Judas, o próprio Ananias diz a Saulo que o Senhor Jesus apareceu a Paulo quando ele vinha pelo caminho de Damasco: Então Ananias foi, entrou na casa, impôs as mãos sobre Saulo e disse: Irmão Saulo, o Senhor Jesus, que lhe apareceu no caminho por onde você vinha, enviou-me para que você volte a ver e seja cheio do Espírito Santo. Imediatamente, algo como escamas caiu dos olhos de Saulo e ele passou a ver novamente. Levantando-se, foi batizado. Atos 9:17-18.
Note que temos Paulo recebendo o dom da Visão, a cura e depois o revestimento de poder pela unção do Espírito Santo em sua vida.
O apostolo Paulo compreendia tanto isso que fez questão de ressaltar que seu chamado havia sido não por homens, mas sim pelo próprio Jesus através do ministério apostólico esbelecido pelo Espírito Santo.
Como está escrito: Paulo, apóstolo, não da parte de homens, nem por intermédio de homem algum, mas por Jesus Cristo e por Deus Pai, que o ressuscitou dentre os mortos. Gálatas 1:1.

Assim sendo, o substituto de Judas Iscariotes, não poderia ser qualquer pessoa dentre os discípulos, mas alguém que viu Jesus ressurreto, como está escrito: É necessário, pois, que, dos homens que nos acompanharam todo o tempo que o Senhor Jesus andou entre nós, começando no batismo de João, até ao dia em que dentre nós foi levado às alturas, um destes se torne testemunha conosco da sua ressurreição. Começando desde o batismo de João até ao dia em que de entre nós foi recebido em cima, um deles se faça conosco testemunha da sua ressurreição. Atos 1:21-22.
E apresentaram dois: José, chamado Barsabás, que tinha por sobrenome o Justo, e Matias
Matias por voto comum foi contado com os onze apóstolos. Atos 1:23-26.

Paulo, por sua vez, não foi testemunha ocular de Jesus como Matias foi. Assim sendo, Paulo tinha sua credencial apostólica baseada no Ministério Apostólico, e não no fato dele ser uma testemunha ocular de Jesus ressurreto. Porque, ele não foi testemunha ocular e nem fez parte do Ministério terreno de Jesus como foi Matias. O que Paulo teve foi uma visão de Jesus ressurreto como já vimos.
O próprio Apóstolo Paulo confessa isso dizendo: Depois, foi visto por Tiago, mais tarde, por todos os apóstolos e, afinal, depois de todos, foi visto também por mim, como por um nascido fora de tempo. Porque eu sou o menor dos apóstolos, que mesmo não sou digno de ser chamado apóstolo, pois persegui a igreja de Deus. 1 Coríntios 15:7-9.

O que Paulo quis dizer com a expressão: “Porque eu sou o menor dos apóstolos, que mesmo não sou digno de ser chamado apóstolo, pois persegui a igreja de Deus.”?
Acredito que Paulo tinha a consciência de ele era Apóstolo pelo ministério apostólico instituído pelo Espírito Santo de Deus, sendo ele mesmo o primeiro a fazer parte deste ministério apostólico de Jesus. A prova disto está na expressão “como um nascido fora de tempo” que significa aqueles não foram chamados diretamente por Jesus quando exercia seu ministério aqui na terra.
O que nos leva a crer que Paulo, embora não tenha sido contados inicialmente entre os 12 apóstolos, foi alcançado posteriormente pelo ministério apostólico de Jesus, sendo ele o primeiro Apóstolo no sentido restrito e amplo do termo ἀπόστολος.

Paulo ensina e defende o Ministério Apostólico quando escreve dizendo: Paulo, Apóstolo, não da parte de homens, nem por intermédio de homem algum, mas por Jesus Cristo e por Deus Pai, que o ressuscitou dentre os mortos... Gl. 1:1.
Significa que o Ministério Apostólico depois dos doze é uma instituição Divina, a prova está na carta a igreja Éfeso quando Paulo diz: E ele mesmo deu uns para apóstolos, e outros para profetas, e outros para evangelistas, e outros para pastores e doutores. Efésios. 4:11.
O plural do termo provavelmente serviu para designar os diferentes ministérios e as funções dos Ministros na igreja. Sabemos com certeza que o objetivo principal dos ministérios é o aperfeiçoamento dos santos, para a obra do ministério, para edificação do corpo de Cristo; Podemos até dizer que Nosso Mestre nos deu uma mãozinha e os dedos de sua mão são os cinco ministérios. O dedo de maior força, conhecido como dedão é a representação do ministério Apostólico que tem como objetivo levar o evangelho com poder e a força do Espirito Santo para abrir novas frentes de trabalho; o indicador é ministério de profetas que tem os dons revelação para edificação da igreja; o maior de todos, representar, o ministério evangelístico com objetivo de liderar os neófitos para levarem a mensagem de boas novas; o dedo anelar é o ministério pastoral é aquele que cuida dos feridos em batalhas e alimenta os famintos com a palavra e o dedo mínimo o mais fraco dentre eles é o ministério de mestres conhecidos como doutores da igreja que zelam pela saúde da doutrina bíblica. A mão de Deus dada a igreja que é os cincos ministérios tem como finalidade a edificação da igreja do Senhor para crescimento espiritual de cada crente e desenvolvimento da intimidade com Cristo, como está escrito: Até que todos cheguemos à unidade da fé, e ao conhecimento do Filho de Deus, a homem perfeito, à medida da estatura completa de Cristo, Para que não sejamos mais meninos inconstantes, levados em roda por todo o vento de doutrina, pelo engano dos homens que com astúcia enganam fraudulosamente. Ef 4: 13-14.
Significa dizer que para que igreja permaneça unida (unidade de fé) e cresça segura foi necessária à implantação do corpo ministerial da igreja com o significado mais geral de serviço exercido na Igreja e para a Igreja é determinado por dois fatores intimamente inter-relacionados: a renovação eclesiológica e nova práxis eclesial nascido em resposta às necessidades de crescimento e evangelização. 
Para o exercício destes ministérios Deus chama seus escolhidos. O verbo “chamar” (kalein) e o substantivo “chamado” (klesis) têm uso abundante e, até certo ponto, variado no Novo Testamento. Ser “chamado” é ser afetuosamente convidado por Cristo a vir e receber vida eterna. Mas, nem todo o que ouve esse convite universal responde; o Espírito Santo deve conduzir o escolhido a Cristo através de um verdadeiro despertar da morte espiritual. Lázaro nunca poderia ter saído do túmulo simplesmente pelo convite de Cristo, à parte da ação poderosa de Deus internamente, restaurando vida. Da mesma forma, “ninguém pode vir a Mim”, disse Jesus, “a menos que o Pai, que Me enviou, o traga; e Eu o ressuscitarei no último dia” (Jo. 6:44). 
É fato que, Jesus não somente chamou pecadores ao arrependimento (Mt. 9:13); Ele chamou os doze para serem Seus discípulos (Mt. 4:21). Ele não somente chamou e justificou os que foram predestinados (Rm.8:30), mas chamou alguns do Seu povo para serem seus representantes e supervisores da sua igreja, os seus ministros. 
Vemos isso quando na primeira carta de Paulo aos 1Coríntios 4.1, onde lemos: que os homens nos considerem como ministros de Cristo, e despenseiros dos mistérios de Deus. O termo Ministros do gr. Huperetes, remador inferior/ajudante de remador não é servo (diácono) nem escravo (doulos), é viver sob a ordem de um superior. Para esses ajudantes de remadores (Ministros) é uma glória servirem a igreja. 
O termo "gloria" em relação ao ministério, é repetido dez vezes em IICo 3.7-11. Isso porque os títulos pelos quais a palavra de Deus chama o ministro revelam está dignidade. Entre eles destacamos: anjo da igreja (AP.2:1), embaixador de cristo (IICo.5:20), defensor da fé (Fp.1:7b), Cooperador de Deus (I Co. 3:9), Homem de Deus (II Tm3:17). Porém isso não que dizer que estes têm o direito de usar a dignidade para ferir ou machucar os seus liderados porque eles são ovelhas do SENHOR. O obreiro do SENHOR é o maior INSTRUMENTO de bênçãos para a humanidade. Isso porque o ministro é SERVO do SENHOR que é o único caminho, desta feita o obreiro é um guia que tem o dever saber de onde veio e para onde vai e principalmente o que está fazendo aqui. Acima tudo ele deve lutar para que jamais a vaidade ou a soberba venha subi em sua cabeça. Muitos são as ovelhas quebradas, machucadas, doentes, marcadas e marcas profundas em sua alma. Tudo porque um homem errado está ocupando o lugar de outra pessoa com CHAMADA e VOCAÇÃO para o SANTO MINISTÉRIO. O que temos que ter em mente é que o ministério não é: Profissão ou emprego, (note o ex. do levita juízes 17:6-12; 18:4-18) um médico pode ser médico mesmo sem vocação para medicina, o obreiro sem vocação para o ministério é um desastre em todos os sentidos. O que faz um obreiro ser um autêntico ministro é primeiramente sua chamada divina, recebida de Deus. O preparo e cultura são indispensáveis, mas, vêm depois, fica em segundo plano, em relação à CHAMADA DIVINA. O ministro de Deus é um anjo que cuida das pessoas com todo zelo. Sabendo que de suas almas prestara conta ao SOBERANO e ETERNO SENHOR de nossas vidas. Oremos para que DEUS envie ministros comprometidos com sua santa palavra e com a chamada divina.
O MINISTÉRIO APOSTÓLICO DOS DIAS ATUAIS
O MINISTÉRIO APOSTÓLICO DOS DIAS ATUAIS
O MINISTÉRIO APOSTÓLICO
A historia Eclesiástica e a própria bíblia nos contam que os Apóstolos, como Matias, Paulo, Barnabé, Timóteo, Clemente de Roma, Inácio de Antioquia e Policarpo de Esmirna foram todos os sucessores dos doze Apóstolos, escolhidos através da imposição das mãos como estar escrito em 1Tm 4:10-14. “Se nos afadigamos e sofremos ultrajes, é porque pusemos a nossa esperança em Deus vivo, que é o Salvador de todos os homens, sobretudo dos fiéis. Seja este o objeto de tuas prescrições e dos teus ensinamentos. Ninguém te despreze por seres jovem. Ao contrário, torna-te modelo para os fiéis, no modo de falar e de viver, na caridade, na fé, na castidade. Enquanto eu não chegar, APLICA-TE à LEITURA, à exortação, ao ensino. Não negligencies o dom que está em ti e que te foi dado por PROFECIA, quando a assembleia dos ANCIÃOS te impôs as MÃOS.”  É fato que existia o colegiado Apostólico que exercia a transferência do dom ministerial do Apostolado revelado por profecia. MAS, necessário se fazia a imposição das mãos de outros APÓSTOLOS. Note que, em todo caso isso não era feito em qualquer pessoa porque era imprescindível que o candidato conhecesse e muito bem AS DOUTRINAS CRISTÃS ensinadas pelo MESTRE JESUS O CRISTO. Como ESTAR ESCRITO: Disse Pedro... Convém que destes homens que têm estado em nossa companhia todo o tempo em que o Senhor Jesus viveu entre nós, a começar do batismo de João até o dia em que do nosso meio foi arrebatado, um deles se torne conosco testemunha de sua Ressurreição. Propuseram dois: José, chamado Barsabás, que tinha por sobrenome Justo, e Matias. E oraram nestes termos: Ó Senhor, que conheces os corações de todos, mostra-nos qual destes dois escolheste para tomar neste ministério e apostolado o lugar de Judas que se transviou, para ir para o seu próprio lugar. “Deitaram sorte e caiu a sorte em Matias, que foi incorporado aos onze apóstolos.” Atos 1:20-26. 
PAULO o décimo terceiro APOSTOLO foi o primeiro a ESTUDAR a REVELAÇÃO do EVANGELHO CRISTÃO sem a presença pessoal do JESUS e dos doze. Vemos isso quando lemos que PAULO depois de revelado pelo próprio CRISTO em uma visão. Foi para o DESERTO da Arábia e depois para Damasco, para quem pensa em um simples passeio e bom lembrar que PAULO ficou três anos nessa região. A questão é por quê? Teria Paulo ficado pregando ou aprendendo sobre a revelação do evangelho cristão? PARA os que querem justificar sua ineficiência teológica diz que Paulo foi pregar. Sempre é bom questionar: Seria isso mesmo? Quem pensa assim se prende no mau entendimento dos versos de Gálatas 1:12 que diz: não RECEBI ou APRENDI de homem algum, mas pela revelação de Jesus Cristo. PORÉM, de que Paulo estar falando? Do evangelho ou da autoridade em pregar aos gentios? Sim porque a nenhum outro Apostolo foi dado este ministério antes de Paulo. A coisa piora com o mau entendimento da firmação de Paulo: O EVAGELHO POR MIM anunciado não é segundo os homens. Entretanto, temos que mais uma vez questionar: ENTÃO O evangelho dos DOZE Apóstolos era segundo os homens? Estaria Paulo anunciando OUTRO EVANGELHO?
Não, claro que não! Na verdade e que muitos desconhecem os princípios de interpretação bíblica. Porque, quando Paulo fala que não recebeu de HOMEM algum ele estar falando da sua AUTORIDADE ao pregar o evangelho aos gentios. E quando fala que seu evangelho NÃO é segundo os homens estar falando da tradição judaica porque ele era FARISEU formado por GAMALIEL. Assim sendo, o que Paulo estava dizendo era que sua doutrina era a mesma dos doze APÓSTOLOS e não as doutrinas dos fariseus. Significa dizer que ele depois de se informar e estudar AS DOUTRINAS CRISTÃS procurou PEDRO em Jerusalém para sua avaliação final.
Este fato foi depois exigido pelo Apostolo Paulo nos escrito a Timóteo 2:2 que diz: E o que de mim, entre muitas testemunhas, APRENDESTE, TRANSMITE A HOMENS FIÉIS, que sejam idôneos para também ENSINAREM OS OUTROS. Para quem não sabe este é o mandamento para estudo TEOLÓGICO BÍBLICO. O chamado conceito bíblico teológico de seminário ou casa de profetas.
Sendo desta forma, podemos dizer que os APÓSTOLOS posteriores aos doze herdaram a mesma autoridade para proclamar o Evangelho e guardar o repositório da doutrina autêntica, após os apóstolos terem morrido, essa autoridade é transferida a homens fiéis e idôneos que deveriam ser aprovados COMO OBREIROS que não tem de que se envergonha e que MANEJA bem a PALAVRA da VERDADE. Tm2:2. O que implica em estudo bíblico teológico.
EM suma, o que a bíblia diz é que o ministério APOSTÓLICO, enquanto dom de serviço dado pelo Senhor Jesus (Ef.4:11-15), sempre existiu e existirá, a semelhança dos outros dons ministeriais citados por Paulo na passagem citada; profetas, evangelistas, pastores e mestres. O erro que se comete é confundir o dom ministerial de APOSTOLO com uma função hierárquica. Nesse ponto nasce a heresia porque quando se refere à AUTORIDADE HIERÁRQUICA o dom ministerial de APOSTOLO é inferior aos dons ministeriais de BISPO, PRESBÍTERO e PASTOR. Isso é reforçado pelas palavras do próprio FUNDADOR do cristianismo JESUS CRISTO que diz: QUALQUER QUE, ENTRE VÓS, QUISER SER O PRIMEIRO, SEJA O vosso SERVO. Mt.20:26-27. Não temos como fugir desta LEI estabelecida por JESUS, a lei CRISTÃ é bem clara quando afirma: AQUELE QUE QUISER, ENTRE VÓS, FIZER-SE GRANDE, QUE SEJA VOSSO CRIADO. Para aqueles que tentam e querem tirar esse verso do seu contexto estão caindo em grande pecado. Afinal, no texto citado o PRÓPRIO JESUS decreta: NÃO SERÁ ASSIM ENTRE VÓS; significa dizer que a hierarquia CRISTÃ É PRATICAMENTE nula no sentido usual da palavra autoridade HIERÁRQUICA porque só DEUS DOMINA sobre nós e sua PALAVRA estar acima de qualquer UNÇÃO ou TITULO RELIGIOSO. Nós os Apóstolos, Bispos, Pastores, Presbíteros E Obreiros na verdade somos meros Mordomos de JESUS O CRISTO que nos capacita a exercer suas vontades.
Quando Paulo, em efésios quatro se refere aos cinco dons ministeriais, ele não esta tratando de cargos hierárquicos na igreja de Cristo, mas de capacidades dadas pelo Senhor Jesus para aqueles que Ele chama para exercerem o ministério em Seu Nome. Assim sendo, a pretensão dos que dizem estar restaurando o ministério de APOSTOLO nas igrejas no sentido hierárquico e falso, pois tal dom MINISTERIAL sempre existiu e operou na vida daqueles que foram chamados pelo Senhor para o Seu MINISTÉRIO. Falso também é a construção de uma nova hierarquia religiosa constituída de: Apóstolos, Bispos, Pastores QUE querem inovar e mandar na igreja como se fosse DEUS ou o próprio JESUS O CRISTO.
Entendam-me bem e não me entenda mal, não estou afirmando que as pessoas que detenham estes títulos sejam falsas, mas que o uso destes títulos não encontra base legitima a luz do Novo Testamento como AUTORIDADE hierárquica maior ou menor entre os ministros evangélicos. LOGO, esta ostentação moderna do titulo de APOSTOLO por PESSOAS incapacitadas espiritual e TEOLOGICAMENTE serve mais para a promoção de vaidades pessoais do que qualquer outra coisa. PORQUE O APOSTOLO é na verdade um conselheiro que com base nos ensinos do MESTRE orienta o povo de DEUS a vivenciar a bíblia através do ensino, do exemplo e com poder e sinais do Espirito Santo. O próprio uso da palavra APOSTOLOS ou Pastor, no Novo Testamento, esta associada a uma função que é dever do lideres espirituais desempenharem em beneficio dos crentes, e não a um cargo hierárquico, sendo também um dos dons de ministérios dados por Cristo. Exemplificando: os Apóstolos Pedro e João que no sentido de ter sido REVELADOS pessoalmente por Jesus o Cristo e possuir o dom estabelecerem a igreja em todos os lugares se apresentam as igrejas como BISPOS. (1Pe.5:1-3; 2 e 3 João). No grego Bispo e EPISCOPOS que significa ADMINISTRADOR. Agora como alguém vai administrar a IGREJA se não consegue nem administrar sua vida e sua casa. Como ensinar algo que não se aprendeu? Como aconselhar e o que aconselhar e a questão. Hoje por falta de capacidades TEOLOGICAS vemos GRANDES HERESIAS criadas por pastores titulados e AUTO INTITULADOS  e pseudos apóstolos que deram a origem ao chamado misticismo evangélico baseado em revelações extra bíblicas que nada mais é que a tentativa desesperada de querer disfarçar suas deficiências TEOLÓGICAS ou a ganância por PODER e BENS MATÉRIAS. A bíblia nos adverte sobre isso dizendo: Quem aspira ao episcopado, saiba que está desejando uma função sublime. Porque o bispo tem o dever de ser irrepreensível, casado com uma só mulher, sóbrio, prudente, regrado no seu proceder, hospitaleiro, CAPAZ de ENSINAR. Não deve ser dado a bebidas, nem violento, mas condescendente, pacífico, desinteressado; deve saber governar bem a sua casa, educar os seus filhos na obediência e na castidade. Pois quem não sabe governar a sua própria casa, como terá cuidado da Igreja de Deus? Não pode ser um recém-convertido, para não acontecer que, ofuscado pela vaidade, venha a cair na mesma condenação que o demônio. Importa, outrossim, que goze de boa consideração por parte dos de fora, para que não se exponha ao desprezo e caia assim nas ciladas diabólicas. 1Tm3:1-7. Do mesmo modo, os diáconos sejam honestos, não de duas atitudes nem propensos ao excesso da bebida e ao espírito de lucro; (1Tm3:1-8).
Hoje sem duvida estamos vivendo tempos em que as pessoas são amantes de si mesmo e não amantes do único DEUS. Meu conselho a todos e que venham meditarem na palavra Deus e nela refletirem dia e noite.
Afinal, Sabemos que Jesus Cristo fundou, estabeleceu e continua a edificar sua igreja através dos tempos. Dentre os vários dons que Ele tem distribuído ao seu povo estão aqueles que se referem aos líderes da Igreja. Esses líderes são os ministros e obreiros da igreja, capacitados e chamados por Deus, bem como reconhecidos pela congregação, para sua função. 
Os ministros da Igreja têm a responsabilidade de guiar o povo de Deus através da liderança pelo exemplo, bem como através do ensinamento da Palavra e dos preceitos de Deus, que alimentam os cristãos espiritualmente. 
O MINISTÉRIO APOSTÓLICO DOS DIAS ATUAIS
O MINISTÉRIO APOSTÓLICO DOS DIAS ATUAIS

O Novo Testamento especificamente em Efésios 4:11 menciona cincos principais tipos de ministérios quando diz: Ele mesmo concedeu uns para APOSTOLOS, outros para profetas, outros para evangelistas e outros para pastores e mestres. No verso 12 PAULO completa dizendo; com vistas ao aperfeiçoamento dos santos para o desempenho do serviço, para edificação do corpo de Cristo. Para terminar ele conclui dizendo: Até que todos cheguem à unidade da fé, e ao conhecimento do Filho de Deus, a HOMEM perfeito, à medida da ESTATURA completa de Cristo, Para que não sejamos mais meninos inconstantes, levados em roda por todo o vento de doutrina, pelo engano dos homens que com astúcia enganam fraudulosamente. Antes, seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo. 
É evidente que as igrejas cristãs têm através dos séculos instituídos padrões diferentes de governo eclesiástico, divergindo quanto ao entendimento mais apropriado do modelo bíblico. Há muita divergência sobre o assunto no que se refere o ministério principalmente o APOSTÓLICO, alguns dizem que historicamente esse ministério terminou com a morte dos 12 apóstolos. Entretanto quando lemos com muita atenção o Novo Testamento vemos que o ministério apostólico vai além dos 12 primeiros apóstolos.
Temos que levar em consideração o fato que Paulo não fazia parte dos doze, porem era APÓSTOLO. Paulo viu a Jesus em uma visão e esse seria o motivo dele ser separado para o apostolado. Entretanto, o que dizer de Barnabé que juntamente com Paulo É chamado de apostolo em Atos 14:4 e Andrônico e Junias que foram considerados notáveis apóstolos. Rm16:7. Temos também Epafrodito que citado por Paulo como sendo apostolo aos Filipenses. Fl.2:25. E Timóteo que Paulo ao escrever aos Tessalonicenses defende seu apostolado. 1 Tss2:6.
Para os defensores dos 12 como únicos apóstolos, estes que acabamos de citar são na verdade apóstolos no sentido mais comum do termo grego APOSTOLLO como uma espécie de missionários ou emissários especiais. Para eles somente os 12 receberam o termo grego APOSTOLOS porque somente eles tinham capacidades especiais para ensinar o que ouviram e viram de Jesus. Entretanto, se é verdade o que dizer então dos evangelhos de Lucas, Marcos e a epistola de Judas. Afinal esses não eram apóstolos no sentido restrito da palavra grega APOSTOLOS a pesar de Judas ser o meio irmão de Jesus ele não fazia parte dos 12 primeiros apóstolos e Marcos e Lucas não participaram dos ensinamentos e nem viram a Jesus pessoalmente. Se a regra para se tornar Apostolo sugerida por alguns fosse lei, todos esses citados até Matias estaria de fora do APOSTOLADO cristão. Porque, segundo esses, a regra diz: 1- O apostolo tinha de ser testemunha ocular de Jesus. 2- O apostolo tinha de ter recebido sua comissão apostólica diretamente de Jesus.
Sabemos que Matias recebeu dos Apóstolos o seu ministério significa dizer, que quer queira quer não, foram os apóstolos que o consagraram ao ministério apostólico. Sendo desta forma, temos a prova que não só a consagração de Matias mais as consagrações de todos que citamos foi realizadas por um COLEGIADO APOSTÓLICO validando com eles as escrituras em Efésios 4:11 que descreve este ministério como um dom de Deus dado aos seus servos para o crescimento da igreja. Assim sendo, TEM valor nos dias de hoje assim como os demais dons...
ENTRETANTO, isso não significa que o DOM MINISTERIAL do APOSTOLADO deve ser ministrado por pessoas NEÓFITAS sem o mínimo de QUALIFICAÇÃO ESPIRITUAL e TEOLOGICA. O DESPREPARO teológico e espiritual de muitos PASTORES e até mesmo 'APOSTOLOS' é muito acentuado e gritante nos dias de hoje. Talvez porque eles priorizam DINHEIRO ao invés de ESPIRITUALIDADE e ESTUDO PROFUNDO das ESCRITURAS. O MAIOR absurdo é pastores que não sabem nem ler ou SI QUER entendem o que lêem e mesmo assim querem ensinar a BÍBLIA. E para disfarçar suas incapacidades criam aquilo que chamamos MISTICIMOS evangélico uma heresia que está invadindo as igrejas.
É lamentavel, mas, é fato, que as igrejas evangélicas estão sendo invadidas pelo misticismo religioso basta olharmos para o movimento neopentecostal com suas sessões de descarrego, fogueira santa, e outras possíveis cerimônias ritualísticas que leva os cristãos atuais a mergulharem no ocultismo. Os falsos apóstolos são na verdade mercenários da fé que comercializam sal do mar morto, areias do deserto da “terra santa”, batismo no rio Jordão, a ganância é tão grande que eles não se importam se almas vão ou não para o inferno. Os cristãos são guiados por experiências místicas e aguardam ansiosos por solução de seus problemas sem, no mínimo, confrontar tais experiências com as Sagradas Escrituras para verificar sua autenticidade. O ministério apostólico neste caso é usado para enriquecimento próprio. Esses como dizem as escrituras: os que se dizem apóstolos, mas, não são. Ap 2:2.
O apóstolo Paulo nos adverte dizendo: Mas tu, ó homem de Deus, foge destas coisas, e segue a justiça, a piedade, a fé, o amor, a paciência, a mansidão. Milita com fé, toma da vida eterna, para qual foste chamado. I Timóteo 6:11-12.
Ao ministro eclesiástico Paulo mostra seus deveres dizendo:
Mando-te diante de Deus, que todas as coisas vivifica, e de Cristo Jesus, que diante de Pôncio Pilatos deu o testemunho de boa confissão, Que guardes este mandamento sem mácula e repreensão, até à aparição de nosso Senhor Jesus Cristo; A qual a seu tempo mostrará o bem-aventurado, e único poderoso SENHOR, Rei dos reis e Senhor dos senhores; Aquele que tem, ele só, a imortalidade, e habita na luz inacessível; a quem nenhum dos homens viu nem pode ver, ao qual seja honra e poder sempiterno. Amém. Manda aos ricos deste mundo que não sejam altivos, nem ponham a esperança na incerteza das riquezas, mas em Deus, que abundantemente nos dá todas as coisas para delas gozarmos; Que façam bem, enriqueçam em boas obras, repartam de boa mente, e sejam comunicáveis; Que entesourem para si mesmos um bom fundamento para o futuro, para que possam alcançar a vida eterna. 1Tm 6:13-19. E continua adverti-nos contra os falsos apóstolos quando diz: Ó Timóteo, guarda o depósito que te foi confiado, tendo horror aos clamores vãos e profanos e às oposições da falsamente chamada ciência, A qual, professando-a alguns, se desviaram da fé. A graça seja contigo. Amém!

CONTINUA...

SHALOM ADONAY

José Alfinyahu, Teólogo, Parapsicólogo, Psicanalista, Professor, Th.M em bíblia e Th.D em Teologia Sistemática.

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