Assembléia de Deus Missão Brasil: POSSO SABER SE SOU SALVO EM JESUS CRISTO?

quarta-feira, 11 de novembro de 2015

POSSO SABER SE SOU SALVO EM JESUS CRISTO?

A SALVAÇÃO EM JESUS CRISTO

Atualmente, vemos várias pessoas e até cristãos de diferentes segmentos com uma enorme dificuldade de compreenderem como podem ser salvos se continuam vivendo em um corpo de carne. Há os dizem que a salvação é para os santos que já morreram em Cristo e nós os vivos não podemos ter a certeza de salvação.
Muitos se perdem em descontextualizações dos vários ensinos de Jesus e nas cartas do Apostolo Paulo. Neste mar de emaranhados que eles mesmos criam e pregam surge um evangelho sem esforço, sem busca por santidade, sem bons frutos, sem boas obras, sem nada!
Percebemos então um dos maiores problemas com certos Cristãos e hoje os evangélicos em particular são que essas pessoas não tem problema em aceitar Jesus como Salvador, mas não conseguem aceitá-lo como Senhor de suas vidas. Assim sendo, elas se dizem cristãs, mas, não vivem como tal. Tudo porque elas querem dominar suas vidas, pensam essas que suas vidas lhes pertencem. Aquelas primícias cristã do; Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne, vivo-a na fé do Filho de Deus, o qual me amou, e se entregou a si mesmo por mim. Gl 2:20. Não existe mais, porque simplesmente não é ensinada e nem vivida pelos seus lideres.
Fica então aquela duvida; salvação! Salvo de quê?
Para começar temos ter em mente o que é salvação.
DEFINIÇÃO do termo SALVAÇÃO
No grego, essa palavra, sotéria, tem a conotação médica e significa cura, recuperação, remédio, livramento, redenção.
No hebraico, esse mesmo termo indica segurança e está ligado à certeza interna de que o homem está salvo, livre de um grande mal.
No latim, dois termos são utilizados para essa palavra: Salvare, que quer dizer salvar, Salus, que significa saúde.
Salvação é felicidade, contentamento infinito e eterno obtido após a morte. Redenção; ajuda que liberta de uma situação muito difícil. Triunfo; ação de passar de uma circunstância complicada para outra mais fácil. Salvação é a libertação do perigo ou sofrimento. Salvar é libertar ou proteger. A palavra carrega a idéia de vitória, saúde, ou preservação. Às vezes, a Bíblia usa palavras como salvo ou salvação para se referir à libertação temporária e física, tal como a libertação de Paulo da prisão (Filipenses 1:19).
Assim sendo, palavra Salvação como vimos pode ter varias definições.
Ela se refere ao lado espiritual do homem, como também o seu lado físico, ou seja, ela tem o significado de curar o corpo e a alma, e salvar do pecado e a salvação espiritual do homem.
Em fim ela abrange tudo que se refere à salvação: pode ser de uma enfermidade, de um pecado, de um livramento, como guardar, ou salvar.
Podemos observar, a partir de tais definições, que se trata de um termo com significado que abrange o lado espiritual e o lado material do ser humano.
Isso modifica completamente a ação evangelizadora, pois se evangelizar significa proclamar as Boas Novas, essa proclamação terá o objetivo de responder aos problemas físicos e espirituais do ser humano.
A salvação é um termo que genericamente se refere à libertação de um estado ou condição indesejável. O conceito de salvação eterna, salvação celestial ou salvação espiritual faz referência à salvação da alma, pela qual a alma se livraria de uma ameaça eterna (castigo eterno ou condenação eterna) que esperaria depois da morte. Na teologia, o estudo da salvação se chama soteriologia e é um conceito vitalmente importante em várias religiões.
O grego que interessa ao estudante do Novo Testamento, o assim chamado grego "koinê", e a forma feminina do adjetivo grego "koinós" que aqui e usado no sentido comum das palavras. O significado desta palavra abrange vários aspectos em nossas vidas.
Para finalizar podemos conceituar Salvação como um termo que genericamente se refere à libertação de um estado ou condição indesejável. O conceito de salvação eterna, salvação celestial ou salvação espiritual faz referência à salvação da alma, pela qual a alma se livraria de uma ameaça eterna (castigo eterno ou condenação eterna) que esperaria depois da morte. Na teologia, como já foi dito, o estudo da salvação se chama soteriologia e é um conceito vitalmente importante em várias religiões principalmente a Cristã que tem sua base no sacrifico de Jesus o Deus que se fez carne para morrer na cruz e salvar a humanidade do pecado e da destruição eterna.
Partindo deste principio resumimos a questão de como posso saber se sou salvo em Jesus Cristo nos pontos seguintes:
Se você já aceitou a Jesus Cristo, fez a oração de fé e confessou os seus pecados. Você pode ter certeza de sua salvação em Jesus Cristo.
Caso ainda não tenha feito isso saiba como fazer lendo o artigo: atitudes que nos conduz a salvação.

No mais a segurança da certeza de Salvação para quem aceita a JESUS está no fato de que:

Seus pecados foram perdoados
O pecado separa o homem de Deus. Ao entregar sua vida a Cristo confessando-o como Salvador, Ele perdoou todos os seus pecados. Assim está escrito: Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça. 1 João 1.9. Agora você tem livre acesso a Deus por causa do sacrifício de Cristo por nós! Em Atos 10.43 lemos sobre a obra de Cristo por nós: A este dão testemunho todos os profetas, de que todos os que nele crêem receberão o perdão dos pecados pelo seu nome. O Apóstolo Paulo perseguiu severamente a igreja, mas depois de sua conversão ele escreveu assim: “Esta é uma palavra fiel, e digna de toda a aceitação, que Cristo Jesus veio ao mundo, para salvar os pecadores, dos quais eu sou o principal. 1 Timóteo 1.15. Não importa o nosso passado, o que temos dito e feito. Descansemos e aceitemos a afirmação da Palavra de Deus sobre o perdão de nossos pecados. Agora em Cristo temos a paz de Deus: Agora podemos dizer: Graça e paz da parte de Deus nosso Pai, e do Senhor Jesus Cristo. 1 Coríntios 1.3.

Seu nome está escrito no céu
Ao receber a Cristo como Salvador seu nome foi escrito nos céus para herdar a vida eterna. Em Lucas 10.20 está escrito: Alegrai-vos antes por estarem seus nomes escritos nos céus. Lucas 10.20b. Em 1 João 3.2,3 lemos assim: Amados, agora somos filhos de Deus, e ainda não é manifestado o que havemos de ser. Mas sabemos que, quando ele se manifestar, seremos semelhantes a ele; porque assim como é o veremos. E qualquer que nele tem esta esperança purifica-se a si mesmo, como também ele é puro. Somente pela purificação de nossos pecados no sangue de Cristo é que estamos habilitados a morar no céu: Em Apocalipse 21.27 lemos:  E não entrará nela coisa alguma que contamine, e cometa abominação e mentira; mas só os que estão inscritos no livro da vida do Cordeiro.

Agora você é filho de Deus
Está escrito: Vede quão grande amor nos tem concedido o Pai, que fôssemos chamados filhos de Deus. Por isso o mundo não nos conhece; porque não o conhece a ele. 1 João 3.1;  A todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus, a saber, aos que crêem no seu nome. João 1.12. Porque noutro tempo éreis trevas, mas agora sois luz no Senhor; andai como filhos da luz. Efésios 5.8; Para que sejais irrepreensíveis e sinceros, filhos de Deus inculpáveis, no meio de uma geração corrompida e perversa, entre a qual resplandeceis como astros no mundo.  Filipenses 2.15; Como filhos obedientes, não vos conformando com as concupiscências que antes havia em vossa ignorância; mas, como é Santo aquele que vos chamou, sede vós também santos em toda a vossa maneira de viver; porquanto está escrito: Sede santos, porque eu sou santo. 1 Pedro 1.14-16. Você tem esta certeza? Em Romanos 8.16 lemos: O mesmo Espírito testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus.

 Você foi justificado
A condenação que estava sobre você foi removida, então você não está mais debaixo da ira de Deus. Assim está escrito: Aquele que crê no Filho tem a vida eterna; mas aquele que não crê no Filho não verá a vida, mas a ira de Deus sobre ele permanece. João 3.36. Em Efésios 2.1-5 lemos: E vos vivificou, estando vós mortos em ofensas e pecados, em que noutro tempo andastes segundo o curso deste mundo, segundo o príncipe das potestades do ar, do espírito que agora opera nos filhos da desobediência. Entre os quais todos nós também antes andávamos nos desejos da nossa carne, fazendo a vontade da carne e dos pensamentos; e éramos por natureza filhos da ira, como os outros também. Mas Deus, que é riquíssimo em misericórdia, pelo seu muito amor com que nos amou, estando nós ainda mortos em nossas ofensas, nos vivificou juntamente com Cristo.pela graça sois salvos.

Você tem a garantia da Vida Eterna
A vida eterna é um presente de Deus para nós. Está escrito: Mas agora, libertados do pecado, e feitos servos de Deus, tendes o vosso fruto para santificação, e por fim a vida eterna; porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna, por Cristo Jesus nosso Senhor. Romanos 6.22,23. Uma vez justificados do pecado precisamos conhecer melhor o Deus que estamos servindo. Por isso em João 17.3 lemos assim: E a vida eterna é esta: que te conheçam, a ti só, por único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste. Em Tito 3.7 lemos: Para que, sendo justificados pela sua graça, sejamos feitos herdeiros segundo a esperança da vida eterna.

Você foi santificado
A palavra santificação significa simplesmente ser separado do pecado e dedicado ao serviço de Deus. Fomos santificados em Cristo, e devemos manter este propósito até o fim. Por que Deus nos escolheu? Porque não nos chamou Deus para a imundícia, mas para a santificação. 1 Tessalonicenses 4.7; Em Efésios 1.4 lemos: Como também nos elegeu nele antes da fundação do mundo, para que fôssemos santos e irrepreensíveis diante dele em amor.  Em Hebreus 12.14 lemos: Segui a paz com todos, e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor.  (Hebreus 12.14); A santificação não é algo impossível de ser alcançada. Em Levítico 20.8 está escrito: E guardai os meus estatutos, e cumpri-os. Eu sou o Senhor que vos santifica. Por isso Paulo instruiu os irmãos de Tessalônica com estas palavras: Abstende-vos de toda a aparência do mal. E o mesmo Deus de paz vos santifique em tudo; e todo o vosso espírito, e alma, e corpo, sejam plenamente conservados irrepreensíveis para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo. Fiel é o que vos chama, o qual também o fará. (1 Tessalonicenses 5.22-24) Todos nós, em qualquer época fomos chamados para a santificação. Assim Paulo escreveu aos coríntios: À igreja de Deus que está em Corinto, aos santificados em Cristo Jesus, chamados santos, com todos os que em todo o lugar invocam o nome de nosso Senhor Jesus Cristo, Senhor deles e nosso:2 Coríntios 1.2.

Cristo passou a habitar em seu coração   
Em Romanos 4.25 lemos que Cristo por nossos pecados foi entregue, e ressuscitou para nossa justificação. Ao voltar para o céu Ele prometeu enviar o Espírito Santo para habitar em nós. O Espírito Santo por sua natureza, obviamente só habita em quem está santificado. Em João 14.15-17 Jesus se expressa assim: Se me amais, guardai os meus mandamentos. E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, para que fique convosco para sempre; o Espírito de verdade, que o mundo não pode receber, porque não o vê nem o conhece; mas vós o conheceis, porque habita convosco, e estará em vós. É o Espírito Santo que nos dá poder para vencer os desejos da velha natureza humana e nos capacita para o conhecimento de Deus. O apóstolo Paulo escreveu aos efésios: Para que, segundo as riquezas da sua glória, vos conceda que sejais corroborados com poder pelo seu Espírito no homem interior; para que Cristo habite pela fé nos vossos corações; a fim de, estando arraigados e fundados em amor, poderdes perfeitamente compreender, com todos os santos, qual seja a largura, e o comprimento, e a altura, e a profundidade, e conhecer o amor de Cristo, que excede todo o entendimento, para que sejais cheios de toda a plenitude de Deus. Efésios 3.16-19.
Enfim esses são os fatores que devem dar segurança a todo que aceitar a Jesus como seu unico e suficiente salvador.

Espero noticias suas! Pelo meu email -  j.alfin@hotmail.com

Shalom Adonay

Seu amigo José Alfinyahu

Se você gostou compartilhe e salve vidas para Jesus.


Declaração de Direitos Autorais

O conteúdo em nosso site é produzido por Escola Teológica para Profetas, e pertence por direito ao autor, publicador e/ETP.org. Se você gostou desse artigo, encorajamos você a distribuí-lo, desde que concorde com a política de copyright de ETP.org. e inclua essa nota.


 CURTA NOSSA PAGINA NO FACEBOOK:
  




CURSO FORMAÇÃO TEOLÓGICA

Ajudar comprando nossos cursos

Adquirindo nos cursos você já contribui para continuação desse trabalho de divulgação da palavra de Deus e manutenção de nossos projetos sociais que visa reintegrar na sociedade aqueles que estão excluídos pela extrema pobreza.  

       Nossos Cursos foram desenvolvidos através do Moderno Método de Ensino Open University, Utilizado nas mais conceituadas universidades internacionais, onde os alunos estudam as matérias conforme sua necessidade, prioridade e disponibilidade.

             O Curso é GRÁTIS, sem mensalidades, você paga apenas uma TAXA de manutenção é pode parcelar no cartão de 10 vezes sem juros. Assim, que recebemos a notificação do seu pagamento enviaremos o curso completo, junto com a ficha de inscrição. O material chega pra você de imediato no seu Email. O acompanhamento será pela internet, tiraremos todas suas dúvidas.







DOAÇÃO VIA INTERNET

Caso queira fazer doação de qualquer valor para nos ajudar, via internet, utilizando cartões de crédito, débito o boleto bancário, clique no botão de “doação” abaixo. Utilizamos os serviços do PagSeguro Uol. É rápido e seguro.
AO DOAR GANHE UM BRINDE


         OBRIGADO por Ajudar nosso TRABALHO Social. SUA DOAÇÃO ajudará MUITAS PESSOAS SEREM Alcançadas e SOCORRIDAS. Ao DOAR qualquer valor VOCÊ GANHA TOTALMENTE GRÁTIS à ENCICLOPÉDIA DE BÍBLIA, TEOLOGIA E FILOSOFIA: 
6 VOLUMES de Russell Norman Champlin. Em mídia digital
Que enviaremos para seu E-mail assim que com firmamos sua doação.

PARTICIPE e GANHE!

PARA CONTRIBUIR COM QUALQUER VALOR CLIQUE EM DOAR 
AQUI EM BAIXO



Nenhum comentário:

Postar um comentário